(Fotos: Divulgação)
Encerra nesta quinta-feira (27), a Mostratec Júnior, da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo. Três projetos do Colégio Imaculada Conceição, de Dois Irmãos, estão concorrendo: “De onde vem o papel?”, desenvolvido pela Turma Pré NB, da Educação Infantil; “Comer ou não comer: Eis o Feijão!”, da turma 22; e “Estereótipos físicos na adolescência”, da turma 71.
Além de serem avaliados por profissionais durante a feira, os trabalhos também foram submetidos à votação popular, através do site www.virtual.mostratec.com.br. A votação encerrou ao meio-dia desta quinta, de acordo com a diretora Shirley Maria Heck Backes.
SOBRE OS PROJETOS
De onde vem o papel?, da Turma Pré NB – Categoria Educação Infantil
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Bernardo Backes Pinto, Sofia de Oliveira Keller e João Vicente Loeser, sob orientação da professora Amanda Utzig. O objetivo foi conhecer o processo de fabricação do papel, reconhecendo a importância da utilização e descarte correto desse material, conscientizando as crianças sobre sua utilização e encontrando soluções para os desafios do seu cotidiano na escola.
Comer ou não comer: Eis o Feijão!, da Turma 22 – Categoria 1
Desenvolvido pelos estudantes Mariah Iandaia Filippsen, Guilherme Perin dos Santos e Cecília Guasso Schmidt, com a ajuda da orientadora Déborah Dieter Linck, o objetivo foi aprofundar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da importância do consumo do feijão, bem como identificar nutrientes que fazem deste alimento um importante aliado à saúde e ao desenvolvimento das crianças.
Estereótipos físicos na adolescência, da Turma 71 – Categoria 3
O projeto é das alunas Maísa Gomes de Godoy, Valentina Robalo Fagundes e Ana Carolina Fontella Alves, com orientação da professora Luciana Cardozo de Oliveira Martins. Segundo o grupo, nos últimos anos muitas pessoas têm desenvolvido problemas de convivência, traumas e doenças por conta dos preconceitos e estereótipos disseminados na sociedade. Devido a esta observação e ao fato da equipe estar vivendo essa fase na adolescência, foi decidido que o objetivo seria entender como os estereótipos podem afetar psicologicamente e fisicamente um adolescente no seu dia a dia.