(Foto: Divulgação)
O governo do Estado irá criar Câmaras Setoriais para discutir pontualmente os gargalos de cada setor e encontrar maneiras de melhorar a competitividade da indústria gaúcha. A cadeia coureiro-calçadista irá abrir a rodada de negociações com a Secretaria Estadual da Fazenda na primeira quinzena de março, quando acontecerá uma reunião para alinhar um plano de ação para o setor. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (27) pelo secretário da Receita, Ricardo Neves, durante encontro promovido pelo deputado estadual Issur Koch (PP) e entidades coureiro-calçadistas.
O encontro contou com a participação de Gerson Berwanger (Assintecal), Haroldo Ferreira (Abicalçados), do vereador de Dois Irmãos Ramon Arnold (PP), além de outras lideranças. Eles analisaram com a Receita Estadual os decretos que renovaram os benefícios fiscais para a indústria calçadista até o final de junho deste ano. De acordo com Neves, o objetivo é garantir a competitividade do setor. “Entendemos que a tributação precisa caminhar para o consumo, e não para a indústria. Queremos fazer um acordo setorial que ofereça condições para o crescimento e a manutenção de postos de trabalho”, destacou.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, Issur destacou seu projeto de lei que cria o CECOI – Conselho Estadual de Combate à Informalidade. “Sei que esta pauta interessa também à Secretaria da Fazenda, pois a compra de um tênis de marca falsificado não prejudica somente a grande marca, mas também o pequeno produtor de nossa região, que luta para se estabelecer no mercado”, definiu.