Fonte: G1 / Auto Esporte
A Volkswagen revelou nesta quinta-feira (28) todos os detalhes do Nivus. O Brasil será o primeiro mercado do mundo a receber o modelo, que chegará às lojas nas próximas semanas entre Polo e T-Cross. Preços, no entanto, não foram revelados.
Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o SUV será exportado para toda a América Latina, mais o México. Na Argentina, seu lançamento está marcado para o final do segundo semestre deste ano. Na segunda metade de 2021 será a vez da Europa, que também produzirá o Nivus. Todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas.
Questionada pelo G1 sobre a exclusividade mecânica, a marca disse que quem desejar motorizações menores pode optar pelo Polo (com os 1.0 e 1.6 aspirados) e, maiores, pelo T-Cross (como o 1.4 turbo). As versões do modelo ainda não foram reveladas, mas a marca já apresentou alguns dos equipamentos possíveis. Entre eles estão faróis e lanternas de LED, luzes diurnas de LED, detector de fadiga, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré. Há também o piloto automático adaptativo, que mantém a distância e a velocidade do veículo à frente definidas pelo motorista, e o sistema de frenagem automática de emergência.
Maior do que o T-Cross
Por causa das linhas, ele é maior e mais baixo do que o T-Cross. São 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do “irmão”) e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos é de 2,57 metros, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB. O destaque fica para o porta-malas de 415 litros - maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos.
Todos os ajustes de direção e suspensão são próprios para o Nivus, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional em relação ao Polo. Também em comparação com o hatch, a suspensão é elevada em 1 centímetro. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.
Central multimídia inédita
O VW Play foca em conectividade e serviços em uma tela personalizável de 10 polegadas, com alta definição e sem botões físicos. Ele é complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas. Entre as principais novidades do sistema estão a conexão do Apple CarPlay sem cabo (para o Android Auto permanece a forma convencional) e a memória interna de 10 GB para armazenar aplicativos, que podem ser baixados diretamente da loja de apps instalada no veículo.
Sem sistemas nativos de música e navegação, o modelo tem alguns aplicativos instalados de fábrica, como Deezer, Waze e iFood. O sistema também é capaz de reproduzir vídeos em alta definição, com a garantia de que motorista, carona e passageiros do banco traseiro poderão assistir às imagens com a mesma nitidez. A marca diz seguir as normas de trânsito e, por isso, a reprodução só será possível com o veículo parado.
Outra novidade é o modo “valet”, que bloqueia o acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio. O desbloqueio é feito por uma senha previamente definida. O sistema explicará os detalhes caso alguma luz desconhecida se acenda no painel e indicará o que deve ser feito. Caso seja necessário, o sistema pode até realizar o agendamento da verificação em uma concessionária ou acionar um guincho.
Também será possível agendar uma revisão programada - o veículo avisará quando chegar a hora e mostrará os dias e horários disponíveis para que o proprietário escolha. No campo de busca, além de realizar pesquisas por funções do carro, também será possível tirar dúvidas sobre, por exemplo, como instalar uma cadeirinha de bebê.