(Foto: Arquivo JDI)
O Kerb deste ano foi sucesso de público. Num fim de semana marcado pelo sol e calor, a cidade ficou lotada nos dias 28 e 29 de setembro. No entanto, a aglomeração na área central trouxe de volta a discussão sobre o local adequado para a realização da festa. Muitos moradores e comerciantes relataram problemas em relação a pessoas alcoolizadas, e o tema entrou em debate na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos.
Por conta das manifestações de populares, principalmente nas redes sociais, o Poder Legislativo promove nesta segunda-feira (28) uma audiência pública para tratar de melhorias no Kerb. O encontro acontece a partir das 18h30, e contará com a presença do secretário municipal de Turismo, Edson Maicá Severo. Também foram convidados grupos festivos, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e comerciantes em geral, especialmente da área central, bem como as igrejas do município. O presidente Sérgio Fink destaca que é importante a comunidade participar e dar sugestões de melhorias. “Nesta audiência vai se discutir a forma do Kerb. Não se disse aqui que ele foi ruim. No Kerb, a gente comemora a tradição de São Miguel, um juramento que os imigrantes alemães fizeram. O que aconteceu na Avenida São Miguel e no entorno do lonão (Largo Felippe Seger Sobrinho) foi perfeito. Agora, o que ocorreu na Avenida 25 de Julho, eu lamento”, disse ele, em uma das últimas sessões.
Vale lembrar que, em relação ao Kerb, também foi aprovado recentemente um pedido de informações feito pelo vereador Léo Büttenbender (PSB), para saber qual o retorno da festa ao município. No documento, ele solicita: 1) Qual o valor das despesas efetuadas pelo município no evento do Kerb 2019, em relação aos seguintes itens: a) Divulgação do evento (folder, jornais, rádios); b) Atrações culturais (bandas, etc); c) Decorações diversas; d) Locação de banheiros químicos; e) Estruturas para cobertura no Largo Felippe Seger Sobrinho; f) Sonorização e palco; g) Despesas com alimentação; h) Segurança do evento; i) Horas extras de servidores. 2) Houve projeto aprovado pela Lei Rouanet ou pela Lei de Incentivo à Cultura? Quem foram os apoiadores e qual o valor total captado? 3) Qual o valor investido com recursos do município? 4) Qual o valor repassado a produtora Um Cultural? 5) Qual a receita líquida obtida com o evento realizado para os cofres públicos do município?