Josiane Bencke defende pênalti e ajuda Grêmio a conquistar Brasileirão Sub-17

28/11/2023
Josi foi um dos destaques da final do Brasileirão Sub-17 (Foto: CBF Oficial)

Josi foi um dos destaques da final do Brasileirão Sub-17 (Foto: CBF Oficial)

A goleira dois-irmonense Josiane Bencke, de 15 anos, foi campeã do Brasileirão de Futebol Sub-17 com o Grêmio, no último sábado (25), em Belo Horizonte (MG). O time gaúcho garantiu o título inédito ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 5 a 3, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, em jogo disputado na Arena Independência.

Neste ano, 16 equipes disputaram o título. O Grêmio estava na chave D, com Corinthians, Minas Brasília e Bahia. Chegou invicto à semifinal e desbancou o Internacional, de Porto Alegre. “Foi minha estreia em Gre-Nais e também a primeira vez que a categoria venceu o confronto”, conta Josi.

Um dos grandes nomes da final contra o Flamengo, a dois-irmonense defendeu um pênalti durante a partida e ajudou o Grêmio a conquistar o primeiro título brasileiro na categoria. “Entrei com o coração a mil, mas fui me tranquilizando durante o jogo”, diz ela, relembrando a defesa do pênalti. “Gritei, comemorei, mas segui com foco, porque ainda não tinha terminado”, comenta Josi, ainda eufórica com a conquista e agradecendo ao técnico Rubens Franco e ao preparador de goleiros Daniel Roxo pela oportunidade. Goleira reserva, Josi ganhou oportunidade na partida contra o Corinthians e conquistou a titularidade. “Nessas horas, principalmente, percebemos que todo o nosso esforço vale a pena”, completa.

Da sala de casa, os pais Soili e Valmir Bencke, mais conhecido como Mano, acompanharam a final e torceram muito pela filha. “Estávamos na expectativa de saber se ela jogaria a final, e quando a vimos na televisão, ficamos muito felizes”, conta Mano, elogiando a atuação da caçula. “Jogou com coragem, como o pai, pegando pênalti”, orgulha-se ele, que também é goleiro.

De volta ao Rio Grande do Sul na noite de domingo (26), as Gurias Gremistas foram recebidas com festa no Aeroporto Salgado Filho. Aluna do 9º ano da escola municipal 29 de Setembro, do bairro Moinho Velho, Josi também foi recebida com muito carinho pela direção e colegas. “É um exemplo que precisa ser compartilhado”, destacou a diretora Daniele Simone Arndt, destacando que, além de uma excelente atleta, Josi também é uma aluna maravilhosa.

 

No Grêmio desde 2021

Jogando desde os 4 anos de idade, Josi deu os primeiros passos no ginásio da escola Primavera. Também foi aluna da Escolinha de Futsal da Associação Cultural e Esportiva 7 de Setembro. Em 2021, entrou para a escolinha do Grêmio e, em agosto do mesmo ano, passou a integrar a base do tricolor gaúcho.

Em 2023, além do Brasileirão, disputou a Liga de Desenvolvimento Feminino Sub-14 e o Gauchão Feminino Sub-17. Estudando de manhã, ela vai a Porto Alegre quatro vezes na semana para os treinos que ocorrem à tarde no CT Cristal. Muito sonhadora, ela segue em busca dos seus objetivos. “Quero seguir jogando no Grêmio, treinando muito e buscando mais convocações e tempo de jogo”, diz ela, determinada a aproveitar as oportunidades.

Em Dois Irmãos, Josi joga de ala no time Atletinhas, que recentemente foi vice-campeão da Liga DI de Futsal.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela