Educação ambiental – Alunos do Projeto Global retomam atividades na horta

29/04/2022
Garotada do 4° ano ajuda a cuidar da horta e aprende sobre o meio ambiente

Garotada do 4° ano ajuda a cuidar da horta e aprende sobre o meio ambiente

Com barro nas botas, sorriso no rosto e muita empolgação por estarem ao ar livre, os alunos do Projeto Global, em Dois Irmãos, retomam aos poucos a horta que ficou abandonada durante o período da pandemia. Após quase dois anos de isolamento social, esse novo semear também simboliza a volta da vida nos ambientes educacionais e a esperança de um futuro melhor.

A horta começou com a preparação do terreno. Na atualidade, os estudantes da oficina de educação ambiental iniciaram o plantio de estacas e produção de mudas a partir de sementes. A ideia da horta não é focar na produção de hortaliças, mas sim no aprendizado das crianças. Para a diretora do Global, Lea Eudes Reis Henrichsen, é importante que eles aprendam de onde vêm os alimentos que consomem e como funciona esse processo, desde a preparação da terra e da semente, até a dos alimentos durante a oficina de culinária.

A professora de Ciências Meriele Reinke, que ministra as oficinas de educação ambiental, conta que muitos alunos não tiveram contato com a terra antes de irem para a horta do projeto, o que gera uma vivência muito marcante. Todas as atividades na plantação são relacionadas com conhecimentos da área ambiental. “Semeamos rúcula e rabanete com o 6° ano. Pode ser que não cresça, e se isso acontecer, vamos aprender algo sobre o solo, a necessidade de nutrientes e de água. Durante a plantação por estaquia, eles aprenderam sobre reprodução assexuada e todo o conhecimento biológico que envolve essa questão”, explica a professora.

Durante a primeira visita dos alunos do 4° ano na horta, a garotada axuiliou plantando sementes em caixas de ovos e retirando ervas daninhas. Cheios de energia, eles exploraram cada pedaço do terreno e tiraram dúvidas com a professora. Apesar da atividade ao ar livre demandar uma maior atenção por parte da professora, é nítido como os alunos se engajaram com a atividade, tornando o aprendizado mais divertido e prático.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela