Militares, voluntários e comunidade celebram os 20 anos do Corpo de Bombeiros

29/10/2024
Comemoração contou com bombeiros militares e voluntários, autoridades e comunidade

Comemoração contou com bombeiros militares e voluntários, autoridades e comunidade

Fundado em 23 de outubro de 2004, o Corpo de Bombeiros Comunitário de Dois Irmãos completou 20 anos na última quarta-feira. Com a presença de bombeiros militares e voluntários, militares da reserva, autoridades e comunidade, a data foi celebrada na manhã de sábado (26), em cerimônia realizada na sede do quartel, na Av. 25 de Julho. 

Comandante da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Bombeiro Militar, o Capitão Tiarles Gularte de Almeida relembrou o período em que foi aluno de Edson Luís Maicá Severo, primeiro tenente a comandar o Corpo de Bombeiros Comunitário da cidade, durante o curso de soldado, em 2012. “Quando conversava, dava aula para nós, ele tinha um sentimento diferente. Não era alguém que vestia a farda, que era meramente um instrutor; era alguém apaixonado pelo que fazia. Foi a minha maior fonte de inspiração”, disse o Capitão Gularte, agradecendo, emocionado, à Maicá. “Tenho a plena certeza, a plena fé, de que muitos que passaram pelo Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos vão continuar sendo fonte de inspiração para toda essa comunidade, assim como a certeza de que a comunidade de Dois Irmãos sempre estará muito bem servida, com pessoas apaixonadas pelo Corpo de Bombeiros”, completou.

Admirado e respeitado por tudo o que fez pelo Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos durante os quase 9 anos em que comandou o quartel, Maicá agradeceu a todos pelo reconhecimento, destacando que o trabalho e as conquistas só foram possíveis graças a uma soma de forças entre comando, efetivo, administração municipal e comunidade. “Todos ajudaram a construir este Corpo de Bombeiros”, ressaltou.

Prestigiado pela família, Maicá também relembrou os anos à frente do efetivo. “Este é um momento de muita alegria e emoção; passa um filme na nossa cabeça. Foram anos de muito trabalho”, disse ele, relembrando ocorrências que marcaram a história do quartel, como a tragédia da Família Lima, em 2011. “Essa ocorrência, na qual muitos de vocês ajudaram, serve até hoje para estudo de caso e também é utilizada no curso de formação de soldados”, comentou.

Comandante mais longevo dos bombeiros no município, Maicá agradeceu ao prefeito Jerri Meneghetti e ao vice-prefeiro Juarez Stein, que estiverem diretamente envolvidos na fundação do Corpo de Bombeiros Comunitário. Na época, Jerri atuava como voluntário e Juarez era o prefeito. Aproveitando, Maicá também reforçou a importância da Associação dos Bombeiros Voluntários de Dois Irmãos. “O voluntariado é um diferencial na nossa cidade. Anos atrás, precisava mandar voluntários embora porque não tinha espaço para todos ficarem no quartel”, disse ele, lembrando que o quartel chegou a contar com 44 voluntários. “Obrigado e parabéns a todos. Foi uma honra ter servido com vocês”, completou.

Vice-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários, Gustavo Pacheco destacou que o voluntariado foi a maneira que encontrou de retribuir ao município que o acolheu há 15 anos, quando chegou à cidade. “Em nome da associação, agradeço à administração e ao comando militar pela confiança depositada nos voluntários, e ressalto que a Associação dos Bombeiros Voluntários seguirá firme e forte durante muitos anos”, completou.

Comandante do Corpo de Bombeiros desde julho deste ano, o 1º Sargento Elessandro Rômulo da Silva agradeceu a presença de todos e também pela recepção no município. “Estou muito feliz por chegar a Dois Irmãos, e ressalto que é um prazer dar continuidade a este legado”, disse ele, se referindo ao trabalho realizado ao longo dos últimos 20 anos.

 

Prefeito Jerri relembra história do Corpo de Bombeiros

Bombeiro voluntário durante muitos anos, o prefeito Jerri Meneghetti também faz parte do grupo de voluntários que se mobilizou para a fundação do Corpo de Bombeiros em Dois Irmãos. Segundo ele, a fundação é resultado de trabalho conjunto entre colaboradores de empresas da cidade, comunidade e administração municipal. Na época, o prefeito era Juarez Stein.

Segundo Jerri, desde 1997 já se buscava a implantação do Corpo de Bombeiros no município, no entanto, um incêndio em residência ocorrido em 2002, no bairro São João, foi o fato derradeiro para que o desejo antigo se tornasse realidade. Na época, o município dependia do quartel de Novo Hamburgo. “Lembro que a empresa onde o dono da casa trabalhava lotou uma Kombi e tentou apagar o incêndio com extintores, mas mesmo diante de todos os esforços a residência acabou destruída pelo fogo. Esse fato gerou comoção na cidade, e no dia seguinte, em conversa com colegas de trabalho, decidimos retomar os esforços e criar o Corpo de Bombeiros”, lembrou Jerri, destacando o apoio de Juarez Stein para equipar o quartel, assim como do então vereador Gilmar Weber para agilizar o processo de fundação junto ao Estado. O prefeito também destacou a importância do senhor João Gräwer, que, segundo ele, foi fundamental na implantação dos bombeiros na cidade, acompanhando o grupo de jovens voluntários em visitas em busca de apoio à iniciativa. “Ele passava segurança, credibilidade. Passamos a ser conhecidos a partir dele”, completou.

Ressaltando o trabalho realizado até aqui, Jerri desejou vida longa ao quartel. “Que sempre tenham muito sucesso, porque o sucesso de vocês é o sucesso da comunidade de Dois Irmãos. Sabemos que estamos em muito boas mãos. Temos plena confiança em todos vocês”, finalizou.

 

“Uma vez bombeiro, sempre bombeiro”

Representando o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Ernani Polo, o empresário Diogo Leuck prestigiou a celebração dos 20 anos do quartel, ao qual também serviu como bombeiro voluntário. “Tenho muito orgulho de ter feito parte desta história. Uma vez bombeiro, sempre bombeiro. Contem sempre comigo, contem conosco”, disse ele, anunciando que em breve o município receberá um caminhão Auto Bomba Tanque e uma ambulância de resgate. “Já estão sendo produzidas e devem ser umas das primeiras a serem entregues pelo Estado”, completou.

 

Lideranças religiosas enaltecem importância dos bombeiros

Destacando o valor da vida, líderes religiosos ressaltaram a importância do Corpo de Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros, durante 20 anos, vem lutando, defendendo, protegendo, orientando, dando formação, tudo em torno deste grande dom de Deus, que é a vida. Valorizá-los, mais do que qualquer reconhecimento, é um dever, pois se temos algo de mais divino, é o valor da vida, e aqueles que defendem a dignidade inviolável da vida devem ser honrados sempre, com estima, mas acima de tudo, com amor, porque o amor faz com que a vida seja plena”, destacou o Padre Alexsandro Lemos da Silva.

Relembrando as tragédias registradas este ano no Rio Grande do Sul, o pastor Oscar Zimmermann relembrou os milhares de resgates realizados pelos bombeiros, enaltecendo a importância da profissão. “O trabalho de todos nós é importante, mas de forma especial precisamos valorizar a profissão daqueles que dão a sua vida para resgatar outras vidas, como bombeiros, policiais militares. Que Deus siga abençoando este trabalho tão nobre, tão importante e tão edificante”, finalizou.

Parabenizando a todas as pessoas que se empenharam para a criação do Corpo de Bombeiros na cidade, a pastora Cláudia Pacheco também ressaltou a dedicação de bombeiros militares e voluntários em prol da população. “Vocês são os testemunhos da defesa da vida, da dedicação, da coragem. Essa comunidade inteira agradece a esse trabalho tão importante e significativo”, completou.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela