(Fotos: Divulgação / PMDI)
Um sapo encontrado na calçada durante um passeio no entorno da escola despertou nas crianças da turma do NA1, da escola municipal Clarice Arandt (Beira Rio), grande interesse por esse animal. A partir dos questionamentos, dúvidas e hipóteses que foram elaboradas e dos conhecimentos prévios compartilhados, foi iniciado um projeto investigativo.
Com a ajuda da turminha, as professoras Aline Tatiane Morschell e Aline Texeira construíram um pequeno lago para monitorar o ciclo de vida do sapo e observar as mudanças decorrentes da metamorfose. Além disso, obras como a revista Ciência Hoje Criança, vídeos informativos, músicas e brincadeiras foram vivenciadas no cotidiano do grupo para tornar mais complexas as teorias das crianças. Por fim, para tirar suas dúvidas, as professoras e os alunos receberam a bióloga e coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Ivana Soligo Collet, para explicar sobre sapos, pererecas e rãs. O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira (25).
De acordo com Ivana, oportunizar vivências práticas de contato com os animais desperta o senso de proteção e cuidado com a natureza. “Eles entendem que todas as formas de vida são importantes para o equilíbrio ambiental. Os alunos puderam ver a diferença anatômica entre sapos, rãs e pererecas, bem como a importância destes animais para o ecossistema”, ressaltou a bióloga. Os anfíbios utilizados no encontro foram cedidos pelo Laboratório de Zoologia do Curso de Biologia da Universidade Feevale.