(Foto: Polícia Civil)
Iniciou nesta segunda-feira (28), a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica contra as mulheres”, promovida pela prefeitura, Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As ações preventivas seguem até o dia 9 de dezembro.
O primeiro dia contou com palestras na escola estadual 10 de Setembro, reunindo cerca de 150 alunos nos turnos da manhã e tarde. Ministradas pelo delegado Borba e pela Escrivã Jessica, o objetivo destas ações é conscientizar os jovens sobre a violência de gênero, suas formas, explicar a rede de proteção, o papel da polícia e os mecanismos previstos em lei para o combate a esse fenômeno. “É uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento dos jovens sobre esse problema social, e de convencê-los da importância de que chegue ao conhecimento da polícia qualquer situação de violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma questão complexa e que sofre a influência de fatores culturais. Então, nada melhor do que trocar ideias com quem está nesta fase da vida, em que valores são absorvidos e depois acabam norteando padrões de comportamento”, comentou o delegado.
Acompanhada pela responsável pela Coordenadoria da Mulher, Claudete Fritzen, a ação ocorrerá também na escola estadual Affonso Wolf e na escola municipal Albano Hansen.
Além das palestras, o primeiro dia da campanha também contou com aula de defesa pessoal com o instrutor Ezequiel E Silva Soares. A atividade ocorreu na Praça CEUs, no Loteamento Picada 48, e foi aberta à comunidade.