Modelo de distanciamento controlado pode ter mudanças
Prefeitos de 11 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) tiveram uma reunião online nesta quarta-feira (29) para tratar de medidas que serão encaminhadas ao Governo do Estado a respeito do distanciamento controlado. De acordo com informações da prefeitura de Dois Irmãos, os gestores participantes do encontro concordaram em adotar medidas mais justas ao comércio e permitir que estabelecimentos considerados não essenciais possam atender ao público, tudo dentro dos protocolos de higiene.
Segundo a prefeita Tânia da Silva, que preside a AMVARS, objetivo é ajudar segmentos muito prejudicados pela pandemia, alguns com estabelecimentos fechados há mais de 100 dias. “Todo local é de risco de contaminação, mas o comércio não é a fonte. E se for, é a menor. É sabido que o maior meio de contaminação é no núcleo familiar. Portanto, é urgente que haja mudança de entendimento quanto ao comércio e também aos restaurantes e afins. Eles não podem ser penalizados ainda mais”, afirmou Tânia.
Além de 11 municípios da associação, a prefeitura de Portão também participou da reunião em virtude de ser integrante da Região 7 (Novo Hamburgo) no modelo de distanciamento controlado.