(Imagem: Reprodução YouTube)
Os candidatos a prefeito de Dois Irmãos participaram na quinta-feira (29) de um debate no Grupo Sinos, em Novo Hamburgo. O encontro foi mediado pela jornalista Jeania Romani, com transmissão pela Rádio ABC 103.3 FM e em vídeo na capa do site abcmais.com.
Estiveram presentes Cleri Camilotti, da coligação PDT/PT; Jerri Meneghetti, da coligação PP/MDB/UB/PSB; Mauro Rosso, do PL; e Rogerio Dapper, do Republicanos. Por mais de 1 hora e 30 minutos, eles responderam perguntas entre si sobre os mais variados temas, como desenvolvimento econômico, habitação popular e saúde pública. Por fim, cada candidato teve a oportunidade de deixar um recado final aos eleitores.
Leia a seguir o que eles disseram, conforme ordem de sorteio:
Cleri Camilotti (PDT)
– Dois Irmãos é uma cidade linda, maravilhosa, mas é possível fazer muito mais. Existe um projeto, uma forma, um jeito de ver a cidade, que só consegue ver quem está de fora. Tem pessoas que estão há muitos anos lá dentro, a mesmice continua, o conformismo chegou. O Jerri está há 16 anos dentro da prefeitura; o vice dele, Juarez, está há mais de 30 anos lá. O povo cansou disso, esse discurso bonito não bota em prática absolutamente nada. É necessário e faz bem a alternância no poder. É o momento de mudar, Dois Irmãos merece mais em termos de saúde, de mobilidade urbana. O orçamento é satisfatório, tem dinheiro para fazer; falta vontade. Essa agilidade para comprar (terrenos) e a lerdeza para executar cria um certo conformismo com quem quer ver as coisas andarem. Eu e o Miguel estamos preparados, temos experiência e absoluta certeza que o nosso plano de governo é viável e dá para colocar em prática.
Jerri Meneghetti (PP)
– Dois Irmãos é uma cidade próspera, de pessoas muito trabalhadoras. Nós temos hoje o reconhecimento de várias instituições sérias, de institutos de pesquisa, de órgãos de imprensa. Dois Irmãos é hoje uma cidade premiada pela sua gestão, pela qualidade de vida. Somos um município que está na ponta, e queremos continuar assim; Dois Irmãos precisa seguir avançando. Não estou há 16 anos na prefeitura: fui vereador e vai fazer 12 anos que estou na prefeitura. Isso demonstra a falta de conhecimento dos candidatos; é preciso conhecer a cidade, entender o processo administrativo, entender como funciona uma prefeitura atualmente, pois as leis vão mudando e é preciso se atualizar. Estamos extremamente preparados para continuar firmes, fazendo Dois Irmãos avançar, inovando a todo momento como sempre fizemos, sem acomodação e sem preocupação com projeto de poder, e sim projeto para o nosso doce de cidade.
Rogerio Dapper (Republicanos)
– Não queremos ganhar por ganhar, queremos ganhar porque somos capazes. Concorremos do jeito que nós somos, olho no olho, e é assim que a população quer nos ver. Não quero ganhar prêmios, quero saúde e educação para o meu povo. Eu nasci em Dois Irmãos, cresci em Dois Irmãos e vou morrer em Dois Irmãos. Amo e tenho muito orgulho dessa terra; conheço como ninguém essa terra, e vamos rumo à vitória junto com o povo, olho no olho, sem prêmios, mas no coração.
Mauro Rosso (PL)
– Eu assumindo a prefeitura, vou ter uma sensibilidade maior do que a que está aí. Falas bonitas, palavras bonitas e institutos, isso não é o feito lá dentro das nossas casas. A comunidade de Dois Irmãos sabe onde o sapato está apertando. Quando a dor vem, a dor vem nas questões da saúde, do emprego, do salário, da política que está se fazendo dentro da nossa cidade. E a morosidade das coisas: no último ano, obras e obras, mas já foram 12 anos, e nós vamos agir diferente, conversando com a comunidade, se preocupando e botando em alto índice a nossa sensibilidade em busca de melhoramentos e qualidade de vida. Tenho certeza que eu e a Denise estamos preparados para assumir Dois Irmãos e fazer um trabalho coerente, com consequências positivas, com agilidade nos processos, com um olhar e um carinho especial na área da saúde, em que temos uma demanda reprimida muito forte em questões de consultas e especialidades.