Evento foi marcado pelo anúncio da construção do lar de longa permanência para idosos
No sábado (29) ocorreu na ACTG Portal da Serra o 7º Chá Beneficente da Associação dos Voluntários do Hospital São José, de Dois Irmãos. Durante o evento, a entidade anunciou a construção de um lar de longa permanência para idosos na cidade. A novidade foi muito aplaudida pelo público, que elogiou a iniciativa dos voluntários.
Além da comunidade, o evento foi prestigiado por autoridades políticas do município, como o prefeito Jerri Meneghetti, o vice-prefeito Juarez Stein e o secretário da Saúde, Nilton Tavares; e estaduais, como Cátia Siqueira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção ao Idoso da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul.
Emocionada, a presidente dos voluntários, Neusa Meurer Hansen, foi quem anunciou a novidade. De acordo com ela, o projeto é, acima de tudo, uma demonstração de respeito e afeto àqueles que tanto já contribuíram com a sociedade. Segundo Neusa, o lar terá sede em Dois Irmãos e atenderá também municípios da região, proporcionando atendimento gratuito aos idosos. O projeto é uma parceria da entidade com os governos estadual e federal.
Acompanhada por colegas da Unidade Especial de Atenção ao Idoso do RS, Cátia Siqueira chamou a atenção para a causa. “Nós vivemos no Estado mais envelhecido do país, as nossas cidades estão envelhecendo”, disse ela, ressaltando a importância da construção deste espaço para a região. “Nós precisamos destes espaços. O município está de parabéns por poder contar com uma equipe como esta, pois a palavra ‘voluntário’ está quase que em extinção”, ressaltou, parabenizando o trabalho da entidade. “Estamos juntos e queremos muito poder colaborar e contribuir com vocês neste sonho”, finalizou.
Atuando desde 2013, o grupo de voluntários surgiu quando o prefeito Jerri era Secretário da Saúde. Durante sua fala, ele relembrou o início da entidade. “Na época, a Neusa me procurou e disse que tinha um grupo de voluntárias que realizava trabalhos manuais para recuperar roupas de cama, e perguntou se poderiam trabalhar pelo hospital. E ali iniciou a nossa parceria. Era algo simples, a rouparia, mas que fazia muita diferença para a casa de saúde”, disse Jerri, relembrando que o grupo começou a trabalhar em uma pequena sala, cedida pelo hospital. “O nosso sentimento é de pura gratidão e admiração por este grupo que tanto já fez pela nossa comunidade”, comentou, parabenizando as voluntárias por mais esta iniciativa.
O lançamento oficial do projeto deve ser realizado em breve, quando também serão divulgados detalhes sobre o mesmo.
Agradecimento a Morro Reuter
Desde 2020, a Associação dos Voluntários do Hospital São José é reconhecida pelo governo do Estado como uma entidade de assistência social, uma vez que, durante a pandemia do coronavírus, ajudou não só famílias de Dois Irmãos, mas também de cidades da região, através da doação de alimentos e itens de higiene e limpeza.
E foi este reconhecimento que oportunizou, também, que a entidade conquistasse uma cadeira no Conselho Municipal de Assistência Social de Morro Reuter, através da Portaria 200/2023. O grupo foi nomeado no último dia 24 de julho, pela prefeita Carla Chamorro. “A partir de agora, a Associação assume esse posto com muita gratidão e nos colocamos à disposição para ajudar a comunidade de Morro Reuter com as ações que iremos desenvolver”, destacou a presidente Neusa.