Por Rafael Sauthier*
Nestas últimas semanas, em razão do combate a esta pandemia que assola o mundo inteiro, o Brasil parou e a grande maioria das pessoas está em isolamento. Mas nem todo mundo pode ficar em quarentena para evitar o contágio.
Nesta terça feira, 31 de março, por exemplo, aqui mesmo no Vale do Sinos, a Polícia Civil gaúcha apreendeu 124 quilos de cocaína, seis fuzis e uma submetralhadora pertencentes a uma facção local. Os plantões das delegacias de polícia também não pararam de atender a população. Igualmente a Brigada Militar segue seu serviço de policiamento ostensivo. As guardas municipais, as polícias rodoviárias, a polícia federal, todos os órgãos da segurança pública continuam a trabalhar. Adotando alguns cuidados, é verdade, mas da mesma forma com afinco e dedicação.
Na área da saúde, então, também encontramos bravos guerreiros. Médicos, profissionais de enfermagem, funcionários das áreas administrativas. Estão no foco da doença e, de forma heroica, continuam a cuidar da população doente. Alguns funcionários do comércio, tais como farmácias e supermercados, também seguem exercendo suas atividades. Assim, como se vê, nem todos puderam parar. Alguns seguem bravamente no exercício de suas atividades laborais para que a população em geral possa sobreviver. Desta forma, é importante que o povo brasileiro lembre bem destas pessoas, pois são elas que, nos momentos cruciais, fazem toda a diferença.
(*) Rafael Sauthier é Delegado de Polícia há 18 anos e exerce suas atividades no Vale do Sinos. Também é mestre em Ciências Criminais pela PUC RS e professor de Direito Processual Penal na Faccat