Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
O que é ser cristão? A resposta é óbvia. Ser cristão é seguir os ensinos do Cristo. Sabemos que é muito difícil viver os ensinos deste Mestre perfeito, mas vale também àquele que tenta trazer para o quotidiano de suas relações, aplicar o que consegue destes ensinamentos.
O termo cristão foi criado pelo evangelista Lucas, em torno dos anos 70 da era cristã. Até então eram nominados inicialmente de “seguidores do Nazareno” e após a morte de Jesus os homens do Caminho. Foram chamados “homens do Caminho” por ter sido fundada a Casa do Caminho, também chamada de Primeira Igreja de Jerusalém, organizada e dirigida pelos primeiros cristãos logo após a morte de Jesus. A casa do Caminho era um núcleo de atendimento a todos os necessitados que para lá se dirigiam para saciar a fome do corpo e da alma.
As igrejas cristãs seguem os ensinos de Jesus Cristo e são muitas, todas com sua importância para seus frequentadores. O Espiritismo é cristão, pois toda sua fundamentação é de acordo com os ensinos deste guia e modelo, como nos ensinam os Espíritos Superiores na questão 625 de O Livro dos Espíritos. Kardec questiona os amigos espirituais na referida questão: Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? Resposta curta, Jesus.
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 17, item 4, Os bons espíritas nos dizem: “Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo leva aos resultados acima expostos (descrição do que é ser um homem de bem), que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.”
Jesus veio para ensinar e exemplificar a lei do amor, Deus é amor, toda sua criação é Sua manifestação perfeita. É fácil se auto nominar cristão, mas viver estes ensinos nas relações diversas de nossas vidas, perdoar e amar o inimigo, dar a outra face, ver o outro como seu igual e irmão, ser caridoso, respeitoso e humilde, honrar pai e mãe... Vemos que ainda é difícil e estamos muito distantes Dele, do Cristo.
O grande consolo é que estamos tentando. Temos ensaios de solidariedade, de fraternidade, frente aos acerbos sofrimentos nosso coração se enche de compaixão. São as manifestações que já está acontecendo, um despertamento espiritual importante, é o início de nossa jornada ascensional. É o Cristo em nós, desabrochando!
*
COMUNICADO
O Centro Espírita Em Busca da Luz, que fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer, está com suas atividades suspensas desde 19 de março em razão da pandemia de Covid-19 A Casa permanecerá fechada até futura mudança nas diretrizes dos órgãos competentes.
Fazemos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.