Por Alan Caldas – Editor
A maior e mais bela festa em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo na Grande Porto Alegre é o Natal dos Anjos, em Dois Irmãos. Por quase 60 dias, a cidade torna-se a mais iluminada, decorada e energizada culturalmente no Estado.
Nem Gramado, tão famosa pelo Natal Luz, tem tantos eventos públicos e gratuitos quanto o Natal dos Anjos, em Dois Irmãos, onde, segundo nosso amigo e secretário Maicá, “mais de 160 atrações culturais” gratuitas levarão alegria às pessoas da cidade e visitantes.
Administrado pela prefeitura (nesta gestão, Jerri e Juarez), a equipe do secretário Maicá e voluntários merecem muitos aplausos. Eles se esmeram para a cada dia fazer Dois Irmãos ficar mais e mais linda. Ficar encantadora, realmente, para enternecer o coração de quem nos visita.
Apoiando a secretaria, está Ana Kuhn, essa mulher genial e doce, que decorando a cidade nos faz sonhar ao vivo dentro desse cenário que nos leva para um mundo de cores, luzes, sombras e sonhos jamais por nós imaginado.
Graças a tudo isso, dezenas de milhares de pessoas chegam e saem iluminadas de Dois Irmãos a cada semana. Tudo graças a este abençoado evento cristão.
Como ele surgiu?
O Natal dos Anjos foi criado 27 anos atrás, graças a união de três forças da comunidade:
1 - O Jornal Dois Irmãos (através do seu editor, Alan Caldas, que deu a ideia e o nome ao evento);
2 - O então prefeito Renato Dexheimer, que imediatamente abraçou a ideia e colocou a prefeitura a serviço dela;
3 - O então presidente da CDL, Flávio Vier, que inspirou sua diretoria e associados a entrar de corpo e alma na ideia.
O primeiro patrocinador privado do evento foi o empresário industrial Gilberto Henrich. Ele, através da empresa Carrano, aportou 10 mil dólares para as milhares de chamadas radiofônicas em rádios da capital, que geraram o conhecimento público de que, aqui, estava sendo lançado o Natal dos Anjos.
União, amor, fé e respeito ao outro sempre geram evolução. Foi essa a mensagem do Cristo ao mundo. É essa a mensagem do Natal dos Anjos a todos nós.
E olha no que deu . . .
Hoje, o Natal dos Anjos é o maior acontecimento comunitário de Dois Irmãos. Se ele conseguir agregar alta tecnologia no próximo ano e fazer, nesse setor, o upgrade necessário para sobreviver ao tempo, o Natal dos Anjos crescerá ainda mais em importância nas próximas décadas. (A.C.)