Por Alan Caldas (Editor)
A dentista Gabriela Ramos Webster Dreher não é só uma grande profissional. Ela é também um lindo exemplo de alguém que, diante de um problema grave, encontra forças, enfrenta a questão e usa o momento para refletir e superar a si mesma como pessoa.
Logo após a felicidade do nascimento da filha Isadora, a doutora Gabriela foi diagnosticada com câncer de mama. Ela tinha 33 anos de idade e não é preciso explicar o choque nem o medo ou a dor que ela sentiu. Não há como falar em câncer sem pensar na morte.
Com seu lindo bebezinho nos braços e o coração batendo forte, ela precisou encontrar em sí a mulher forte e guerreira. A vida lhe cobrava caro e ela foi à luta. Buscou tratamento e travou um combate sem trégua contra à doença. E hoje, para além da cura, Gabriela sorri docemente ao dizer que daqueles dias de tensão, medo e coragem lhe restou um sentimento de gratidão.
“Aquela foi uma época de reflexão sobre as prioridades da vida”, diz ela. E, sorrindo feliz, ela afirma que passou a viver melhor e a cuidar com mais zelo dela mesma e de todos que a cercam.
Hoje Gabriela é uma mulher muito mais forte e bem mais feliz. E essa alegria e coragem ela leva aos pacientes. Em cada atendimento ela se dedica ao máximo para proporcionar técnica e humanamente uma qualidade de vida superior aos que confiam a ela sua saúde bucal.
Vida familiar e pessoal
Gabriela Ramos Webster Dreher nasceu no Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Foi no dia 3 de setembro de 1980, às 18 horas. Filha de Sheila da Costa Ramos e do médico Paulo Roberto de Oliveira Webster, ela tem a irmã Caroline, o irmão Marcelo e a irmã Melissa.
Passou a vida sempre muito ligada aos familiares. Seu avô paterno, Delton Webster, morava em Charqueadas e era técnico. Já a avó Lurdes Webster na infância de Gabriela fazia malhas em casa em suas máquinas. Pela parte da mãe, seu avô João Menezes Ramos era bancário, e a avó Sônia da Costa Ramos professora primária. Gabriela tem três tios. Um materno, que se chama Mauro, e dois tios paternos, Daltro e João Luiz.
Sempre ligada a família, Gabriela teve uma infância linda. Recorda das alegres visitas que junto com seus pais e avós maternos ela fazia aos avós paternos, na cidade de Charqueadas. O laço familiar era tão forte entre as duas famílias, que elas se consideravam uma só. E isso para uma criança é o paraíso.
Em 1985 Gabriela tinha 4 anos e seus pais se mudaram para Montenegro, pois seu pai foi ser médico anestesista naquele município. Desse tempo de criança, ela lembra das festas em família, especialmente o Natal, que era inesquecível. Ela também guarda na memória o sabor do churrasco que o avô João (que faleceu aos 89 anos) fazia nos finais de semana.
Gabriela adorava dançar. E se emociona ao lembrar das apresentações do grupo de dança da Fundart, companhia em que Gabriela foi bailarina dos 7 anos até o início da faculdade. E diz que só parou porque o estudo universitário lhe absorvia todo o tempo disponível.
Sua adolescência foi igualmente linda e Gabriela frequentava os elegantes bailes de debutantes em Montenegro. Era uma ocasião especial, pois todos se vestiam com roupas de gala e muitos artistas famosos iam a Montenegro participar do evento. Ela guarda não só as lembranças, mas também lindas amizades daquela época em que as amigas faziam tudo juntas.
Gabriela casou com o médico Marcus Vinicius Dreher Júnior, em 8 de agosto de 2009. A celebração foi na igreja matriz de Montenegro e a festa no Clube Riograndense. O casal tem duas filhas, a Isadora e a Júlia.
Detalhista, a doutora Gabriela gosta de tudo perfeito, tanto na vida pessoal quanto profissional. Nas raras horas vagas ela cultiva orquídeas e duas vezes por semana pratica ginástica funcional.
É amante da leitura e atualmente lê sobre Educação, Pedagogia e temas relacionados à sua profissão. Antigamente tinha mais tempo e gostava de ler biografias. Seu estilo musical é eclético e gosta desde música clássica até a popular, dependendo do momento.
Sempre gostou de viajar. A primeira foi para Recife e Maceió. E, aos 13 anos, escolheu uma viagem à Disney ao invés da festa de debutante. E ainda durante a faculdade ela viajou para a Alemanha.
Estudo e trabalho
A pequena Gabriela queria muito estudar e em seu sonho infantil ela se via indo à escola carregando uma pasta dos Ursinhos Carinhosos. Os pais a matricularam na pré-escola, mas ela ficou por apenas um dia e pediu para ficar em casa, brincando com o irmão.
Aos 6 anos entrou no Colégio São José, em Montenegro, e fez ali todo o Ensino Fundamental e Médio.
E como chegou na profissão?
O destino chama. E desde pequeninha ela já gostava do ambiente de consultório odontológico, tanto que adorava ir ao dentista. E conta que certa vez “um anjo” lhe assoprou no ouvido a ideia de seguir nessa profissão.
A sugestão não foi esquecida. E em 1999 Gabriela passou no vestibular de Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Se formou em 2003 e então foi trabalhar. Seu primeiro emprego foi no Sindisaúde. Depois na Policlínica Central de Cachoeirinha.
Em setembro de 2004 ela veio para Dois Irmãos. Saiu da Policlínica e passou a se dedicar exclusivamente ao próprio consultório. De imediato fizeram convênio com a FADI e com a Grafdil, e assim o consultório foi se consolidando profissionalmente na cidade.
Quando foi diagnostica com câncer de mama, aos 33 anos, Gabriela passou a fazer o tratamento em Porto Alegre. E foi justo nesse período que ela passou a conceber mentalmente a criação da hoje Clínica Santé. Ela pensava na clínica quando diariamente pegava a estrada de manhã cedo para ir fazer as sessões de radioterapia na capital. Ia imaginando e planejando mentalmente como a Clínica seria.
Após as sessões de quimio no Hospital Moinhos de Ventos ela igualmente planejava, junto com o marido, a construção de um espaço amplo e confortável tanto para os pacientes dela quanto para os do esposo, que é especialista em angiologia e cirurgia vascular. E porque não existe realidade sem sonho, nascia assim a Clínica Santé, na qual ela trabalha ao lado do esposo e da colega de profissão e amiga Suelen Rodrigues.
Hoje a doutora Gabriela esbanja saúde e alegria. A Clínica Santé, concebida na época da maior dificuldade pessoal dela, se tornou um sucesso e faz parte ativa da sociedade e economia de Dois Irmãos. A doutora Gabriela e a Clínica Santé são referência na cidade e região. Tanto ela quanto a Santé são parceiras em vários eventos de Dois Irmãos, e apoiam, sempre, diversos voluntariados que levam a uma vida melhor na cidade.
*
GABRIELA RAMOS WEBSTER DREHER
Esposa de: Marcus Vinicius Dreher Júnior
Mãe de: Isadora e Júlia
Filha de: Paulo Roberto de Oliveira Webster e Sheila da Costa Ramos
Irmã de: Caroline, Marcelo e Melissa
Neta de: Delton Webster e Lurdes Webster, e de João Menezes Ramos e Sônia da Costa Ramos