Rev. Oscar M. Zimmermann / Comunidade Luterana – IELB
A oração é um ato de se comunicar com Deus. Orar é conversar com Deus. Deus fala conosco através da sua Santa Palavra, e nós conversamos com Ele através da oração. A pes-soa que ora emite uma mensagem, falando de um assunto que diz respeito à sua vida, e o Pai Celestial, que recebe esta mensagem, sempre está disposto a ouvir, jamais deixando seus amados sem resposta.
O profeta Habacuque, que viveu em torno de 600 a.C. (antes de Cristo), viu o perigo que seu povo estava correndo uma vez que a Babilônia se tornara mui poderosa e, sendo povo mau e cruel, era uma ameaça constante ao povo de Israel. Então ele se põe a orar em favor do povo, conforme Habacuque 3.1-19. Esta, pois, é uma oração feita em forma de hino, a qual ele escreveu em tempos difíceis. E Deus lhe respondeu que viria para ajudar e que todos esperas-sem com paciência, confiando na justiça divina. Enfim, na oração, o profeta louva a grandeza de Deus e ao mesmo tempo mostra a sua fé nele.
E nós? Bem, basta dizer que se Deus foi capaz de nos enviar seu próprio Filho para que desse sua vida por nós, na cruz, para o perdão dos pecados de todos nós, também irá nos ajudar a enfrentar nossos medos de doenças e outras calamidades que nos assolam. O apóstolo Paulo lembra justamente do amor que Deus tem por suas criaturas ao afirmar: “Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” – Romanos 8.32.
Eis, portanto, o resumo da oração, que serve para todos nós como uma bela reflexão de fé e confiança em tempos difíceis para a humanidade toda, a fim de que não desesperemos, nem tenhamos medo, mas esperemos com paciência em Deus, que ajudará a todos no tempo certo.
“Ó SENHOR, ouvi falar do que tens feito e estou cheio de temor. Faze agora, em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as veja-mos. Mesmo que estejas irado, tem compaixão de nós! Ele (Deus) brilha como a luz. Na frente dele vão pragas terríveis, e atrás vêm doenças mortais. Ele para, e a terra treme; ele olha para as nações, e elas ficam com medo”. No entanto, ...
“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louva-rei a Deus, o meu Salvador. O SENHOR Deus é a minha força... ”. Em nome de Jesus. Amém.