Por Alan Caldas (Editor)
É magnífico ver a quantidade imensa de mulheres que fazem Dois Irmãos ser a cidade espetacular que ela é. E estas biografias mostram a incontestável importância do universo feminino na construção do passado, presente e futuro da cidade. E uma dessas mulheres que contribuem solidamente para esta terra ser tão desenvolvida é a dois-irmonense por opção, Milena Sousa Fischer. Acompanhe a história dela:
Uma pessoa em constante aprendizado, produtiva, pouco romântica, extremamente exigente, talvez alguém que não aceita errar. Assim se define Milena Sousa Fischer, a fisioterapeuta que diariamente se dedica a melhorar cada vez mais a qualidade de vida de seus pacientes.
Focada e centrada, Milena conseguiu sua independência cedo e mantendo sempre a sua agenda de atendimento cheia. Trabalha com enorme energia. Parece um bólido. E ainda encontra tempo para praticar musculação, atividade que ela afirma não faltar em sua rotina, e para escutar música, tocar seu violão e ler livros, muitos livros, para aperfeiçoar seu trabalho e poder trabalhar mais e melhor. Não é à toa que a empresa dela e do esposo tem o bom nome que tem. Milena está sempre repleta de atividades. E vive em constante questionamento, se perguntando sobre tudo que a cerca, e diz que isso é um traço tão intenso na personalidade dela que muitas vezes pode até mesmo acarretar algum sofrimento.
Vida familiar e pessoal
O dia 27 de agosto de 1983 foi muito quente em Campina Grande, no estado da Paraíba. À noite, a temperatura ficou um pouco mais amena e por volta das 23h30 nasceu Milena Sousa.
Sua mãe é dona Auxiliadora de Abreu. E o pai era José Tavares de Sousa, que faleceu recentemente, aos 69 anos, deixando muita saudade. Milena conta que ele foi um homem muito guerreiro, que sempre lutou para garantir seu futuro e o de seus filhos. Tanto a mãe quanto o pai de Milena nasceram no município de São João do Rio do Peixe, na Paraíba.
Os pais lhe deram dois irmãos, os gêmeos Tales e Tiago, e uma irmã, Maíra, que infelizmente faleceu com apenas 6 meses de vida. A perda da irmãzinha marcou Milena tão forte que ela deu seu nome, Maíra, à sua primeira filha.
Milena foi e é muito ligada à sua família.
Seu avô paterno se chamava Amador de Sousa, era agricultor e faleceu por volta dos 70 anos, e sua avó paterna, Corintha Tavares Dias, era professora de educação infantil básica.
Pelo lado da mãe, seu avô era Antônio Severino da Silva, agricultor e comerciante. Faleceu devido a um AVC, tinha apenas 52 anos e deixou 9 filhos, um deles com apenas dois dias de vida. Coube à avó Maria de Jesus Abreu pegar as rédeas do negócio da família e sozinha cuidar dos filhos após a morte do marido.
Milena se emociona ao falar sobre seus avós, chega a embargar a voz, pois ela tem um carinho enorme por eles. Sua vida familiar foi intensa e afetuosa. Ela conviveu com 12 tios paternos e oito maternos e a família sempre foi muito unida e bastante religiosa.
Sua infância foi feliz e ela diz, sorrindo, que quando era criança gostava de jogar baleada e subir na árvore que havia em sua casa. Também adorava pular elástico e se recorda de ficar com os pés sujos e cheios de calos.
Dessa época de infância e adolescência Milena destaca que uma das recordações que mais a marcaram e sobrevivem em seu romance familiar é a tradição que a família tinha de se reunir na casa dos avós. Ali, e todos juntos, eles produziam pamonha, catavam vagens e todos os domingos iam à missa. A presença da Igreja era enorme na vida dela, mas após a trágica morte de uma prima muito querida, que partiu vítima de fibrose cística, Milena não quis mais ir à igreja.
Na adolescência ela não saía muito. Os pais eram rígidos e não a deixavam sair sozinha, mas como ela adorava dançar, permitiram que fizesse alguns cursos de dança de salão, principalmente forró, a mais típica e alegre dança do nordeste brasileiro. Hoje ainda ela adora dançar e, mais recentemente, descobriu um novo hobby: velejar. No quesito culinária Milena admite que cozinha pouco, mas diz que sua comida favorita é carne de sol e Rubacão, duas pérolas da culinária paraibana.
Milena casou em Campina Grande, sua terra natal, no dia 6 de setembro de 2008. Casou na igreja, com buquê, vestido de noiva e tudo que uma noiva sonha. Seu esposo, João Paulo Marques Fischer, é médico e com grande refinamento proporcionou a ela um momento romântico incrível.
Ele se ajoelhou em frente a ela e a pediu em casamento falando em francês, no alto da Torre Eiffel, em Paris. Era o dia 27 de julho de 2007, e o casal havia se conhecido em 2006, num congresso de medicina aqui no Rio Grande do Sul. Milena não esperava o pedido daquela forma e nem naquele local, mas não precisa nem escrever que ela literalmente “foi às nuvens” lá no alto da Torre Eiffel.
Além de marido e mulher tornaram-se sócios, e hoje têm três filhas. Maíra, Amanda e Sofia.
Estudo e trabalho
Em 2004, com 20 anos, Milena começou a cursar a faculdade de Fisioterapia na Universidade Estadual da Paraíba. Em seu currículo ainda consta um ano e meio da faculdade de Letras, com proficiência em inglês, na Universidade Federal da Paraíba, e um mestrado em Geriatria e Gerontologia, no Hospital São Lucas da PUC-RS. Fez, também, uma pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Sua jornada de trabalho começou com o primeiro emprego no CCAA, quando ela tinha 21 anos e se tornou professora de inglês. Mas sua vida estava marcada, mesmo, era para a área da saúde, e a seguir ela trabalhou em vários hospitais como fisioterapeuta. Também trabalhou na UTI de um hospital de trauma, na ala de queimados, na Paraíba.
No andar do tempo, Milena veio para Dois Irmãos e, aqui, passou a gerenciar uma clínica médica, a Red Médica, que na época tinha dois funcionários e 10 profissionais médicos. Sempre inquieta e permanentemente se questionando sobre mudanças a fazer, Milena decidiu que queria outra coisa na vida. Mas o que fazer? Ela foi se aconselhando, com o pai, com o esposo, com o orientador do seu curso e por fim decidiu sair da empresa em que estava e abriu sua própria clínica.
No dia 7 de maio de 2012 inauguravam a Serraville Internação e Reabilitação Geriátrica, em sociedade com seu esposo, doutor João Paulo Marques Fischer.
Sem experiência administrativa e com enormes desafios à frente, a paraibana não teve receio. Investiu em seu sonho e começou a trabalhar arduamente para, além de oferecer tratamentos, compartilhar mais conhecimento com os pacientes e familiares sobre as possibilidades de tratamentos para idosos. Seis meses após a inauguração, o casal já começou a planejar uma segunda etapa do Serraville, implementada após dois anos da abertura.
A ampliação seguiu uma necessidade existente no mercado. Milena e João Paulo queriam também oferecer a possibilidade de internação e reabilitação geriátrica, com cuidados intensivos. Foi a primeira clínica a oferecer esse serviço em Dois Irmãos. E com imensa competência tanto na área de fisioterapia, que cabe a ela, quanto a parte médica, que é encargo do esposo, doutor João Paulo, transformaram um sonho numa linda realidade.
Atualmente a empresa conta com mais de 90 empregados e é indiscutivelmente uma grife na questão de saúde geriátrica na Grande Porto alegre. Milena está feliz, e admite que o crescimento e amadurecimento da empresa trouxe para ela própria o amadurecimento pessoal.
Quando lhe pedi para definir a existência, ela sorriu. Disse que as coisas mais importantes na vida são honestidade, empatia e família. Falou, também, que gostaria de ser lembrada pelo seu bom caráter e pelas ações positivas. Mas que gostaria, sobretudo, que as pessoas lembrassem e falassem dela com um sorriso no rosto.
*
MILENA SOUSA FISCHER
Fisioterapeuta e empresária
Esposa de: João Paulo Marques Fischer
Mãe de: Maíra, Amanda e Sofia
Filha de: José Tavares de Sousa e Auxiliadora de Abreu
Irmã de: Tales, Tiago e Maíra (em memória)
Neta de: Amador de Sousa e Corintha Tavares Dias, e de Antônio Severino da Silva e Maria de Jesus Abreu