Por Alan Caldas (Do Cairo - Egito)
O Museu Egípcio é o mais importante do Egito. Sua coleção é de 120 mil antiguidades egípcias vindas das escavações. Abriu em 1858 e está em um palácio na Praça Tahrir, no centro da cidade do Cairo.
No prédio, desde 1902 também funciona uma biblioteca, que é a melhor do mundo nos estudos sobre a civilização do antigo Egito. No primeiro andar do museu estão quarenta e duas salas repletas de obras de arte egípcia. No andar superior são quarenta e sete salas.
O museu é especialmente conhecido pelo tesouro do faraó Tutancâmon, que se conserva no seu interior. É lindíssimo. Tem sarcófagos de ouro maciço com mais se 120 quilos. E lá está a máscara de Tutancâmon. Toda a obra é de impressionar. É o museu arqueológico mais antigo do Oriente Médio e abriga algumas das mais magníficas obras-primas antigas do mundo.
Ele também hospeda as esplêndidas estátuas dos grandes reis Khufu, Khafre e Menkaure, os construtores das pirâmides no planalto de Gizé. Uma extensa coleção de papiros, sarcófagos e joias, entre outros objetos, completa este museu excepcionalmente amplo.