Pa. Cláudia P. S. Pacheco / Comunidade Evangélica (IECLB)
Vi esta frase enquanto fazia minhas caminhadas matinais. Ela me fez pensar nas inúmeras desculpas que sempre encontramos para nos justificar. Por quanto tempo eu mesma encontrei justificativas para não praticar uma atividade física. Por que será que nos custa tanto ser fortes a ponto de encarar as coisas da vida que precisam ser mudadas ou transformadas?
O tempo da Quaresma é chegado. Por que não aproveitamos o chamado que esse tempo nos faz para priorizar momentos de reflexão sobre o que estamos fazendo com nossas vidas? A Quaresma compreende 40 dias que antecede a alegria da Ressurreição do Senhor. Ficaremos mais alegres com certeza se aproveitarmos esse tempo com consciência. É uma oportunidade que recebemos da fé cristã para celebrar a Páscoa de um modo mais pleno e significativo.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil está fazendo a motivação para que nestes 40 dias você ouse experimentar coisas novas, ouse modificar algo em conjunto, ouse buscar outro jeito de viver, ouse refletir e tomar decisões, ouse preservar a Criação de Deus e ouse também fazer um jejum por justiça climática. Sob o slogan “Somente o que você precisa”, estamos sendo chamados a pensar e viver com aquilo que realmente nos é indispensável, importante e justo para levar uma vida digna em consonância com a Criação de Deus. Por que isso? Porque bem sabemos que não nos cabe ser omissos como pessoas cristãs diante das dores da natureza e das pessoas e do mundo como um todo. Faz-se necessário abrir a visão, nos preparar de fato para a Páscoa, modificar o mundo e a nós mesmos. Fomos chamados por Deus, em nosso Batismo, para ser luz e sal da humanidade. Para iluminar, dar sabor e assim sermos a diferença. Há um sentido em sermos pessoas cristãs.
Então, para cada semana da Quaresma, pequenas ações bem práticas estão sendo propostas neste “Jejum climático” para serem observadas em nosso cotidiano, como por exemplo: reduzir o consumo do ar condicionado, reduzir o consumo da energia elétrica, reduzir o consumo de carne, comprar em feiras de agricultura familiar (preferencialmente sem agrotóxicos), não comprar nada novo e consertar o que for possível. Ou seja, observar um jejum que agrada a Deus, como anuncia o profeta Isaías 58.4-8 para que brilhe a luz da salvação em nós como o sol. Também o profeta Joel afirma “em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” (Joel 2.12).
É uma questão de tempo, de aproveitar o tempo apenas a fim de transformar o seu coração, sua vida e nossas vidas. Seja mais forte do que suas desculpas nesta Quaresma. Viva com sentido!
Para visualizar as propostas de cada semana da Quaresma, acesse:
https://www.luteranos.com.br/textos/jejum-de-quaresma-por-justica-climatica