Pa. Cláudia P. S. Pacheco / Comunidade Evangélica – IECLB
“Incluir não é deixar a pessoa num canto, é incluir do jeito que ela é.”
Pedro Henrique Hinning
Estamos em plena Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e a IECLB convida seus membros e a todas as pessoas para uma jornada de reflexões sobre esta causa e o que o implica a inclusão de fato. Foram produzidos vídeos que chamam o nosso olhar para a compreensão e a importância da convivência. Foram produzidos vídeos que relatam experiências de superação das pessoas e, que ao mesmo tempo, mobilizam para superações dos nossos preconceitos. O que vemos das pessoas, muitas vezes, não diz o que elas são na sua totalidade e nada supera a convivência para se conhecer as pessoas. Foram elaboradas propostas litúrgicas que apresentam uma comunicação acessível à todas as pessoas via interpretação de LIBRAS, descrição audiovisual e foi apresentado o Livro de Canto da IECLB em Braile. Tivemos uma Live que abordou o tema “Igreja no Caminho da Inclusão de Pessoas com Deficiência” ontem à noite e tudo isto se encontra disponível nos links abaixo.
Estamos sendo sensibilizados de muitas formas para uma questão tão básica e vital: que é acolher as pessoas em sua diversidade. “Aceitar as pessoas como elas são” é a máxima fundamentada pelo Evangelho (Mt 22.39). Isto foi compreendido pelo Pedro Henrique Hinning, que adquiriu uma deficiência neurológica por falta de oxigênio no parto. O adolescente Pedro Henrique Hinning, que mora em Sapiranga, disse o que pensa sobre o significado de inclusão: “Incluir não é deixar a pessoa num canto, é incluir do jeito que ela é.” O que ele nos revela vem da sua experiência de vida e por isso é tão profundo, importante e tem autoridade. E o que disse ele cabe bem para os dias atuais, é necessário reconhecer que todas as vidas importam e são dignas de respeito. As pessoas são como que faces de Deus, pois são criadas à sua imagem e semelhança. São faces para nos sensibilizar e fazer compreender que Deus achou boa a diversidade da sua criação.
Acessem as informações sobre essa semana, não deixem para depois! Reflitam, vivenciem e participem dessa mudança de pensamento, da superação dos preconceitos que ainda possamos ter. Nestes tempos, a comunicação via redes sociais têm oportunizado um achego maior à vida, via Lives. E observem que uma questão se faz primordial e urgente ao retornarmos à “normalidade” que é a questão de conviver, ou seja, de continuarmos convivendo. Precisamos aprender ou reaprender a melhor vivermos juntos. Esforcem-se para retirar todos obstáculos que impedem a convivência para que sejamos mais felizes.
Assista sobre Pessoa com Deficiência mensagem da IECLB:
http://https://www.youtube.com/watch?v=6juljk5NitM
Acesse sobre Acessibilidade: https://youtu.be/_issrHCbVo8
Sobre a LIVE: