Seminarista Guilherme Bianchini Minosso / Comunidade Católica - Paróquia São Miguel
Estimados irmãos neste tempo da Quaresma vale ressaltar que é na morte de Cristo que entraremos para a nova e eterna Aliança no sangue do Senhor. Quanto somos valiosos, quanto custamos em dores e sacrifício, em doação e trabalhos ao Senhor.
Quanto deveríamos amar Àquele que nos amou até a morte e morte de cruz! É a Cruz do Senhor, é Seu sacrifício amoroso ao Pai por nós, o critério do julgamento do mundo. Não são os grandes, os crucificadores, que salvam, mas o pobre e impotente Crucificado: “É agora o julgamento deste mundo. Agora o Chefe deste mundo vai ser expulso, e Eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a Mim”.
Será que realmente compreendemos o que o Senhor está dizendo? Sua cruz é o critério do julgamento do mundo: tudo aquilo que não couber na cruz, tudo aquilo que fugir da lógica da cruz, é lixo, é palha para ser queimada.
É o amor manifestado e derramado na cruz que vence o demônio, que vence o pecado, que vence a morte e nos dá a vida plena. Não é a força, o sucesso, as razões humanas, o prestígio que salvam.
Quanta bondade, quanta misericórdia! Que dom tão grande recebemos do Senhor. Na cruz, de braços abertos, o Salvador nosso une judeus e pagãos num só povo, o novo Povo, a Igreja, Sua amada esposa una, santa, católica e apostólica.
É este, meus irmãos, o mistério que a Palavra do Senhor nos convida a contemplar. Mas, do alto da contemplação, o Senhor nos surpreende com um convite, um desafio, quase que uma ordem inesperada: “Se alguém Me quer servir, siga-Me” Que possamos realmente seguir o Cristo, carregar a nossa cruz com Ele, com nossos olhos fixos no olhar misericordioso do Senhor. Dá-nos a força de Te seguir até onde estás: estás na cruz e estás na glória. Jamais chegaremos a esta sem passar por aquela, porque quem não ama a Tua cruz não verá a Tua luz, a luz da Tua glória.
Senhor concede-nos, como fruto da santa Quaresma, um coração generoso para ir contigo, fazendo, como Tu, a vontade do Pai na nossa vida! Senhor, dá-nos a graça de unirmo-nos mais intensamente a Ti nestes benditos e santos dias que se aproximam, nos quais faremos memorial nos santos mistérios, da Tua Paixão, Morte e Ressurreição, pelas quais fomos salvos e libertos! “Dá-nos caminhar com alegria na mesma caridade que Te levou a entregar-Te à morte no Teu amor pelo mundo”.