Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
“Em toda a Criação vibra a mensagem paternal da ordem divina. A pequenina planta, alçando-se em busca da energia solar que a sustenta. O astro-rei, girando submisso em torno de outro que lhe serve de berço. O verme, rastejando na limitação dos recursos de que dispõe. As águas domadas nas represas, produzindo força elétrica que movimenta o progresso...” Essas lindas palavras do nobre Espírito Joana de Angelis, nos leva a refletir e procurar entender, por que precisamos de disciplina em nossas vidas. Vemos que a criação divina, perfeita, movimenta-se harmonicamente, de forma natural. Quando acontece a interferência humana, às vezes de forma desequilibrada, a harmonia instalada se modifica, podendo até, chegar ao caos. Temos como exemplo os desequilíbrios na natureza, em sua grande maioria causado pelo descuido e negligência da mão humana.
O mentor espiritual de Chico Xavier, o Espírito Emmanuel, quando questionado pelo médium como deveria conduzir os desafios e as situações da vida, a resposta era uma só: disciplina, disciplina, disciplina. Colocava assim mesmo, repetindo a palavrinha mágica três vezes, ensinando o nobre medianeiro que sem disciplina não há mudança, progresso, ordem, bem-estar, respeito, enfim equilíbrio. Ensinava Emmanuel que a disciplina já deveria ser do pensamento, manifestando-se na palavra e na ação.
Quando pensamos no Universo, com os astros em movimento permanente sem choques, este equilíbrio podemos entender como disciplina. Se uma estrela sair de sua trajetória determinada com certeza acontece o caos.
Em nossas vidas e relações do quotidiano não é diferente. Se um vizinho vai além com os ruídos, alguém fica insatisfeito e cobra silêncio. Se empregado ou empregador não cumpre o combinado, está instalado o conflito. Olhemos para nossos corpos perfeitos, se cuidarmos disciplinadamente deste templo sagrado, mais facilmente teremos saúde e longevidade.
Joana de Angelis nos ensina que a ordem é irmã gêmea da disciplina que sustenta a produção e inspira o progresso.
Estamos passando por experiências sanitárias que requerem extrema disciplina. Uso de máscaras, mãos limpas, distanciamento social são fundamentos disciplinares indispensáveis à preservação da vida neste momento. A pergunta que não quer calar: o que faz a população se aglomerar, insistir em fazer festas sem máscaras, com grande número de pessoas, buscar praças e parques como se após a pandemia estes locais recreativos não estariam lá, esperando? Resposta óbvia: falta de disciplina. As pessoas esquecem que são responsáveis pela própria segurança e saúde e também das pessoas em seu entorno.
Nossos corações estão doloridos pelo sofrimento próximo ou distante. Sejamos misericordiosos, conforme nos ensina Jesus, conduzindo nossas vidas com disciplina.
Disciplina é uma construção interna do ser, aproveitemos a época de reflexões para alimentarmos essa virtude que, com certeza, fará bem a cada um de nós. Eduquemos nossa vontade e nossos atos.
Disse o Mestre Jesus como exemplo de disciplina: “Eu não vim destruir a Lei, mas dar-lhe cumprimento.”
*
COMUNICAÇÃO
O CENTRO ESPÍRITA EM BUSCA DA LUZ
Rua Sapiranga, 30, sala 209
Centro Comercial Ramiro Kraemer – Dois Irmãos (RS)
Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente a pandemia da COVID-19, INFORMA: Fazemos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei.
Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à COVID-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.