Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Essa é uma das frases mais famosas do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos. Ele deixou uma obra volumosa, com mais de 50 livros, e é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século 20. Essas palavras de Bauman nos leva a significativas reflexões sobre os relacionamentos e atitudes sociais da atualidade. Vemos que as relações socioafetivas se diluem como água, contrariando a solidez dos verdadeiros sentimentos. O imediatismo está presente em todos os segmentos, tudo deve ser no aqui e agora como se o amanhã não existisse. A grande maioria das pessoas, frente ao desafio ou ao não acontecimento exatamente conforme o seu desejo, rompem a relação ou o compromisso, seja afetivo ou econômico, impacientemente procurando outra forma de realizar suas vontades.
Na obra básica do Espiritismo, A Gênese, em seu capítulo 18, obra esta escrita em 1868 por Allan Kardec, o codificador desta doutrina, fala “Os tempos são chegados”. Neste capítulo o nobre codificador descreve as mudanças dos novos tempos. É incrível que um texto escrito há mais de 100 anos permanece inteiramente atual propício à reflexões.
Trazendo para a atualidade, vemos o progresso científico tecnológico significativo vigente. Temos o mundo globalizado onde as informações e notícias chegam em segundos no outro extremo do planeta, retratando pontos positivos e de incentivo à alegria e felicidade em nossos corações, mas, também, muita dor, fome e sofrimento.
Perguntamos por que o mundo está com tantas dores, sofrimentos, desafios, corrupções, incertezas? Muito simples: a humanidade está colhendo o seu ontem e o hoje de seus “valores líquidos”. Podemos perguntar então o que isso tem a ver com, por exemplo, a situação sócio-política de nosso país? Bem claro, a humanidade é composta de indivíduos que somos nós. Cada um tem sua liberdade de construir seu interior, mas, esquece que sua ação individual traz consequências para o todo. Exemplificamos: a sociedade é consequência de valores familiares, de um processo de educação, de políticas sociais básicas, e por aí vamos... Cada indivíduo é co-responsável pelo seu entorno, afinal Deus nos criou seres gregários e interdependentes. Somos uma grande teia chamada humanidade.
“Tudo na criação é harmonia; tudo revela uma previdência que não se desmente, nem nas menores, nem nas maiores coisas. Temos, pois, que afastar, desde logo, toda ideia de capricho, por inconciliável com a sabedoria divina. Em segundo lugar, se a nossa época esta designada para a realização de certas coisas, é que estas têm uma razão de ser na marcha do conjunto”. Este parágrafo, extraído da obra acima citada, capítulo 18, item 2, nos concita a rever valores, ter comprometimento político-social e tomar consciência que somos um espírito transitoriamente na matéria; cientes do real compromisso, individual e coletivo,de evoluir e da prática no bem. O progresso e o bem é lei divina natural, o tempo que levaremos para termos este mundo de ordem, equilíbrio e justiça, com valores sólidos e não líquidos, depende de cada um de nós.
COMUNICAÇÃO
O Centro Espírita Em Busca da Luz fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer. Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente à pandemia da Covid-19, realizamos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.