Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Estar em sociedade é um desafio especialmente para a pessoa que deseja desenvolver e viver relacionamentos saudáveis e respeitosos. Somos chamados a estar em contato com espíritos diferentes nos núcleos sociais, profissionais e familiares. Estas diferenças nos levam a aprendizados que se vivêssemos isolados, não teríamos como desenvolver.
Como em todas as relações, numa sociedade, também existem os direitos e os deveres. Nem sempre assumimos o compromisso social a que estamos comprometidos por vivermos socialmente. Esquecemos que somos corresponsáveis pelo irmão desamparado, pela preservação da natureza, pela criança abandonada, pelo adolescente com dificuldades sociais, pela mulher que sofre maus tratos, pela luta por melhores condições de vida em nosso entorno, enfim pela retidão moral... Como assim? Eu? Sim, todos nós fazemos parte de um sistema social, estado, que nos compromete enquanto cidadãos de uma comunidade.
Os Espíritos superiores, nossos grandes amigos, que nos trazem esclarecimentos diversos, no Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 17, cujo tema é Sede Perfeitos, além de apresentar um perfil ideal do que seja o Homem de Bem, reforça a importância de vivermos em sociedade.
Nessa obra e referido capítulo, no item 10, O homem no mundo, nos dizem: A perfeição está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas, os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado. Unicamente no contacto com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo de praticá-la. Aquele, pois, que se isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta. Não imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis e cubrais de cinzas. Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos sedes, segundo as necessidades da Humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem. Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa.
Importante refletirmos a respeito, pois no próximo dia 15, estaremos escolhendo, por voto direto, nossos representantes municipais. Lembremos que estamos vivendo temporariamente no mundo da matéria, mesmo sendo Espíritos, e como seres gregários, temos o compromisso de participar da melhor forma, com ética, respeito e cidadania. Jesus nos disse que somos cocriadores, então façamos nossa parte para criar no nosso entorno um mundo melhor, para nós e nossos irmãos em humanidade. Afinal, somos homens do mundo!
COMUNICAÇÃO
O Centro Espírita Em Busca da Luz fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer. Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente à pandemia da Covid-19, realizamos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.