Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Nunca a humanidade passou por uma experiência tão impactante, de consequências tão revolucionárias, onde o tempo fosse um elemento essencial para contribuir, coletivamente, no processo transformador interno do indivíduo.
Na segunda carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 4, versículo 16, ele nos ensina: “Mas ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova, de dia em dia.” Sábias palavras, atemporais nos seus ensinos, inteiramente atuais à nossa reflexão. É chegado o momento de cada um, responsável e amorosamente, fazer que germine em seu interior as sementes divinas do bem.
A natureza é regida pelo tempo. “Nada se realiza aos saltos e, na pauta da lei Divina, não existe privilégio em parte alguma”, nos ensina o nobre Espírito Emmanuel, em seu pequeno grande livro Fonte Viva, item 62. Aprendemos com a natureza que a planta tem seu tempo de desenvolvimento e maturação; que a construção de um grande edifício acontece tijolo a tijolo; que o algodão que nos agasalha segue uma trilha significativa até ficar pronto o tecido; que por mais longa que seja uma estrada a pavimentação é feita metro a metro; que grandes rios que chegam ao mar são formados por filetes de água e percorrem grandes caminhos...É a vida perfeita no seu processo renovador, passo a passo, mesmo que em alguns momentos com abertura de feridas dolorosas, mas o objetivo final é para o bem.
O tempo nos mostra e ensina que leis Divinas perfeitas nos conduzem, que nada acontece ao acaso. Uma Inteligência Suprema a tudo provê, o tempo, este nobre professor, nos mostra. O dito popular “não se deve remar contra a maré”, neste momento deve ser uma constante em nosso quotidiano. Contrariados com os limites que a natureza nos impõe, adianta brigarmos com o mundo? Não cumprirmos as regras de segurança sugeridas? Nos rebelarmos contra a impossibilidade de ir e vir? Nos sentir injustiçados, numa síndrome de “coitadismos”, como se só “eu” fosse o ser atingido pelo impacto pandêmico? Neste momento, é necessário mais do que nunca atentarmos para nossa inteligência emocional, ela nos coloca no prumo internamente para fazermos as escolhas corretas de nossa caminhada. Humildade, união e fraternidade são as ferramentas.
Emmanuel conclui seu ensino, no referido livro acima, nos esclarecendo e confortando: “Prossegue mesmo assim. O tempo, implacável dominador de civilizações e homens, marcha apenas com sessenta minutos por hora, mas nunca se detém. Guardemos a lição e caminhemos para diante, com a melhoria de nós mesmos. Devagar, mas sempre.”
*
COMUNICADO
O Centro Espírita Em Busca da Luz, que fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer, está com suas atividades suspensas desde 19 de março em razão da pandemia de Covid-19 A Casa permanecerá fechada até futura mudança nas diretrizes dos órgãos competentes.
Fazemos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.