Por Alan Caldas (Editor)
Em todas as áreas da economia que move Dois Irmãos as mulheres têm participação ativa e fundamental. E na área de medicamentos, a Vera, nossa biografada de hoje, é um exemplo da força e determinação feminina.
Vera Lúcia da Rocha Pereira foi a caçula da família e nasceu em Frederico Westphalen, no hospital Santa Lucia, na manhã do dia 21 de setembro de 1968. Filha de Maria Eva da Rocha Pereira e Dilson Flores Pereira, ela é irmã de Moacir, Nara, Marcos e Marlise, já falecida.
O pai, Dilson, nasceu em Vicente Dutra e trabalhou com restauração de carros. Hoje está com 86 anos. A mãe, dona Maria Eva, era dona de casa e artesã, e faleceu aos 79 anos.
Vera não teve muito contato com os avós paternos, pois eles moravam longe, porém se lembra de sua avó de coração, Ana Zelinski, a segunda esposa de seu avô Dinarte Flores Pereira, e recorda dela costurando e fazendo vestidos de noiva. Ela faleceu em 2012. A avó biológica Ernestina Felix Flores faleceu quando seu pai tinha apenas 4 anos. O avô era caminhoneiro e teve 10 filhos, e Vera tinha 3 anos quando ele faleceu.
Já a avó materna, Isaltina Pinheiro da Rocha, era dona de casa e agricultora. Sempre batalhou muito para criar os cinco filhos sozinha e Vera se recorda da avó sempre muito atarefada, cheia de coisas para fazer. Ela não conheceu seu avô materno.
Da infância, Vera recorda com carinho das reuniões familiares, principalmente durante o Natal, quando as duas famílias, materna e paterna, se reuniam. Nessas ocasiões, os primos e primas se encontravam e as brincadeiras de infância como pular corda, fazer roda, pega-pega, de brincar ao ar livre, subir em árvore e passar de uma para outra aqueciam a alegria e hoje se tornaram lindas recordações de uma infância feliz.
Na juventude, Vera e amigos iam a muitos bailes, festas e shows. Também faziam acampamentos e se reuniam muito na praia, pois moravam em Florianópolis. Nas festas e bailes, quando não queria dançar com algum rapaz, ela corria para o banheiro, pois não era “de bom tom” dizer não a um convite de dança.
Nessa época, quando cursou o Ginásio, antigo Ensino Médio, em Florianópolis, ela atuava na União Nacional dos Estudantes (UNE) e viajava bastante para encontros que interessavam aos estudantes. Se lembra também das aventuras de adolescente, quando ela e colegas “matavam” aulas para ir ao cinema ou iam mais cedo para a escola, só para ver os meninos jogar vôlei.
Uma lembrança triste de sua vida e que ainda permanece presente, foi o falecimento da sua jovem irmã Marlise, em um acidente de trânsito, aos 19 anos.
Vera casou com Paulo José Loch Júnior em 1995, em Porto Alegre. Dois anos depois tiveram a filha Maria Cecília, em 1997, e no ano seguinte se mudaram para Dois Irmãos, para administrar seu próprio negócio. Vera se encantou pela cidade onde se tornaria uma empresária respeitada na área de medicamentos.
Além de Maria Cecília, Vera tem a filha Maria Laura e a filha Maria Isabel. As duas mais velhas trabalham com ela na Farmácia Farmabel. As filhas levam nos seus nomes uma homenagem à mãe de Vera, dona Maria Eva, de quem ela ainda hoje sente muita saudade.
Para passar o tempo, que é escasso e praticamente todo ele dedicado à administração da empresa Farmabel, Vera gosta de fazer crochê. E para cuidar da saúde física faz caminhadas no mínimo três vezes na semana.
Parte de seu tempo também é dedicado a trabalhos sociais. Já atuou na diretoria do grupo de escoteiros, no Círculo de Pais e Mestres da escola das filhas, participou por mais de 20 anos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e sempre ajudou a APAE e a Liga de Combate ao Câncer.
Entre os lugares que encantam Vera estão o Uruguai, cuja atmosfera, segundo ela, é muito boa, assim como o clima e a infraestrutura local, e também a Disney, em Orlando nos Estados Unidos, para onde já viajou duas vezes para usufruir de todo o mundo encantado que o local oferece.
Fã de Bon Jovi e Elvis Presley, ela sonha em tocar violão.
Educação e Trabalho
Vera começou a estudar com 5 anos no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Frederico Westphalen. Ela gostava muito de fazer teatro e de ter aula de etiqueta, também lembra da formatura do jardim de infância, que para ela foi um acontecimento.
O Segundo Grau, hoje Ensino Médio, Vera cursou em Florianópolis.
A vida laboral da hoje empresária Vera foi bem variada. Ela começou a trabalhar aos 16 anos, como estagiária na Secretaria de Educação de Florianópolis. Mais tarde trabalhou em uma loja de discos de vinil. Paralelo a isso fazia o curso Técnico em Enfermagem e ao se formar foi trabalhar em um laboratório de análises clínicas. Após esse período, atuou como cuidadora.
Chegou, então, a época universitária. Vera passou no vestibular para Administração Hospitalar e começou a fazer estágios em hospitais. Ela integrou a primeira turma a se formar neste curso, na Unisinos, em São Leopoldo, em 1995. E, a seguir, se formou também no curso de Farmácia, tornando-se farmacêutica graduada em 2011, pela Feevale.
Por conta de sua profissão, viajou bastante para trabalhar em Caxias do Sul, Estrela, Bom Retiro, Santa Rosa, Gravataí, Gramado e Encantado.
Durante todas essas jornadas de trabalho, Vera sempre pensou em investir no seu próprio negócio. Isso lhe proporcionaria ter horários mais flexíveis e de estar mais próxima de sua primeira filha, pois até então ela viajava muito entre cidades diferentes, trabalhando em hospitais. E as chances sempre aparecem quando sonhamos com elas.
Foi assim que, durante o tempo em que trabalhava como administradora no hospital de Campo Bom, seu sogro comentou sobre uma franquia da Panvel que estava à venda em Dois Irmãos. Vera gostou do empreendimento e o comprou em 1998. Nascia, então, a Farmácia Farmabel. E Vera, assim como tantos que se encantaram por esta cidade, tornou-se dois-imonense por opção.
Anos depois, Vera desligou-se da franquia e partiu para a carreira solo, já com um nome enraizado e respeitado na comunidade de Dois Irmãos. Hoje, a Farmabel é um empreendimento de sucesso e reconhecido inclusive em pesquisas de consumo como uma empresa de confiança no setor de medicamentos em Dois Irmãos e região.
*
VERA LÚCIA DA ROCHA PEREIRA
Administradora Hospitalar, Farmacêutica e empresária – Farmácia Farmabel
Esposa de: Paulo José Loch Júnior
Mãe de: Maria Cecília, Maria Laura e Maria Isabel
Filha de: Dilson Flores Pereira e Maria Eva da Rocha Pereira
Neta de: Dinarte Flores Pereira e Ana Zelinski, e de Isaltina Pinheiro da Rocha