Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
As palavras e ensinos de Jesus nos servem de guia e luz em todos os momentos de nossas vidas. Seja na alegria, seja no sofrimento, lá está o sublime Mestre a nos conduzir amorosamente, com suas metáforas e parábolas e com luz superior, qual caminho seguir para encontrar a paz e a felicidade. Para a humanidade ainda encoberta pelas cinzas da ignorância dos verdadeiros ensinos de amor do Cristo, é difícil entender e interpretar o caminho que Ele mostra.
No evangelho de Mateus (5:14), Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo”. Com estas palavras, nos faz uma convocação amorosa para que trabalhemos nossa luz interior, baseada nos seus ensinos, e desta forma, partilhemos ao nosso redor esta luz, semeando o melhor que pudermos. Na pequena grande obra do Espírito Emmanuel, sob a psicografia de Chico Xavier, o livro Ceifa de Luz, item 60, poeticamente o nobre Mentor nos convida a “Iluminar onde estivermos”. Assim diz Emmanuel: “Observa em torno de ti: a noite da culpa; as trevas da delinquência; as sobras da obsessão; o labirinto das provas; as furnas da indiferença; os cárceres do egoísmo; as tocas da ignorância; o nevoeiro da angústia; as nuvens do sofrimento; a neblina das lágrimas; relaciona os recintos da vida em que as necessidades da alma nos obscurecem os caminhos e estende auxílio e compreensão, paz e esperança onde estiveres. Disse-nos o Cristo: Sois a luz do mundo. E toda a criatura é uma fonte de luz por ser em si, uma fonte de amor”.
Nos últimos meses, especialmente, o mundo está sob uma neblina de lágrimas. Corações sofridos por dores, sofrimentos, separações, desesperança, sentimento de abandono e impotência frente aos acontecimentos. Nunca foi tão importante a solidariedade de partilhar a luz dos nossos corações. Nestes momentos de grandes desafios, as desigualdades, mesmo que algumas como as sociais persistam, ficam delegadas a segundo plano, pois a dor e o sofrimento não escolhe conta bancária, localidade ou tamanho da residência. Não. Todos estão no mesmo nível, seres humanos, membros de uma humanidade atingida pela ameaça de um agente invisível e ameaçador.
Mesmo assim, saibamos, nada acontece ao acaso, tudo está sob o comando divino, perfeito e amoroso. É a escola da dor a ensinar seus alunos o verdadeiro aprendizado da vida. A vivência do amor, da solidariedade, da fraternidade, da ética, atendendo ao convite amoroso do Mestre Jesus, quando nos diz: Brilhe a vossa luz. Olhemos para nosso interior e façamos um convite ao nosso próprio coração, para que possamos resplandecer a nossa luz. Sê luz!
COMUNICADO
O Centro Espírita Em Busca da Luz fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer. Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente à pandemia da Covid-19, realizamos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.