Por Alan Caldas (Editor)
André Lehnen é um conhecido cabeleireiro de Dois Irmãos. E não é para menos que é reconhecido. Tendo começado na profissão no dia 7 do 7 de 1977, André completou 46 anos de trabalho em cabelos e barbas no último dia 7 de julho.
Sua chegada ao mundo das tesouras se deu naturalmente. Foi do tipo assim, de pai para filho. Como filho de Inácio Lehnen, na época o mais antigo barbeiro e cabeleireiro masculino de Dois Irmãos, André chegou nessa profissão pelas mãos do pai. E nela permaneceu por toda sua vida.
Para começar no ofício, André primeiramente fez um curso na Escola de Cabeleireiros Luba. E, com a teoria ali adquirida, ele foi, então, aperfeiçoando os conhecimentos na prática, que é onde o conhecimento realmente acontece. E, assim, ele foi desenvolvendo seu talento em cabelos e barbas da mesma forma que o pai tinha feito no passado. A fórmula deu certo.
André trabalhou inicialmente numa cadeira junto à barbearia do pai. O local era na avenida São Miguel, bem em frente a Sociedade Atiradores, onde, na terça-feira (15), lhe tirei essa foto. E ali André permaneceu por longos 10 anos, granjeando uma clientela e aperfeiçoando sua capacidade de cortar cabelos e barbas.
Nesse período, casou com dona Bernadete Enzveiler, no ano de 1982, e com ela teve ao longo da vida a filha Jéssica e o filho Andrei. Em 1987, já com 10 anos de experiência e seguro de si, André partiu para uma carreira solo. Abriu seu próprio salão de cabelo e barba numa sala aos fundos da antiga farmácia Hamburguesa, também na avenida São Miguel.
Quando o construtor Ricardo Scholl brindou nossa cidade com a construção do magnífico primeiro shopping center do município, André nem pensou, e mudou-se para o São Miguel Center. Dividiu a sala com seu irmão Jacson, igualmente cabeleireiro, e ali já está agora por 18 anos, sempre atendendo com grande carinho e profissionalismo a sua fiel e amiga clientela.