Editor Alan Caldas (De Pamukale - Turquia)
A massa pode ser industrial e assim é vendida por tufo, nos mercados e vendinhas da Turquia. Mas bom mesmo é ver as senhoras turcas de mais idade espichando a massa com um rolinho também muito, muito fino.
Geralmente a massa é redonda. Tem cerca de 60 centímetros de diâmetro e é feita unicamente com farinha, sal e água. De tão espichada, fica como uma folha de papel transparente. E é usada para fazer vários petiscos turcos. Durante a confecção, a massa é delicadamente aberta, o recheio é colocado e depois o gözleme é fechado como se fosse um envelope. Então ele é enrolado como sanduíche e cortado em pedaços. E vem à mesa em forma de meia-lua ou retangular.
A palavra Gözleme quer dizer cozinhar na brasa, grelhar. E o petisco, contenha o que contiver, será sempre finalizado no forno, onde fica dourado e levemente queimadinho. Gözleme pode ser recheado com queijo branco, queijo amarelo, espinafre, carne moída e batata, chocolate ou seja lá o que for. Esse que estamos comendo era de chocolate e banana.
Depois do kebab, que é o churrasco “enrolado”, o Gözleme é o produto alimentício mais popular aqui na Turquia. Preço? 50 liras turcas. Ou 12 reais brasileiros.