Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
A Doutrina Espírita é de natureza tríplice, pois abrange princípios filosóficos, como é colocado, a pedido dos Espíritos Superiores, na folha de rosto de O Livro dos Espíritos, uma “filosofia espiritualista”. É também de natureza científica por pautar seus ensinos no que diz a ciência. Finalmente de natureza e consequência religiosa, tendo como base os ensinos morais de Jesus. Daí Allan Kardec, o codificador, afirmar na obra O que é o Espiritismo: “O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações.”
Considerando o momento vivido pela humanidade, torna-se indispensável uma reflexão mais profunda no aspecto filosófico da vida. Em tempos de desafios e sofrimentos, vemos, por parte de algumas pessoas e grupos, o desabrochar da solidariedade, da empatia, da compaixão. Sentimentos importantes que aproximam os seres e que deveria ser uma constante na humanidade.
O ser humano é um animal por vezes estranho. Nasce no interior de cada pessoa ao praticar o bem, ou uma ação de solidariedade, sentimentos de satisfação e realização, espécie de felicidade sem definição. Assim, devemos nos perguntar: por que o ser humano não traz para seu quotidiano o hábito permanente da pratica do bem, do altruísmo, da solidariedade? Resposta simples, mas profunda, porque ainda não está maduro em suas virtudes. O egoísmo é dominante e o orgulho impede este ser de manifestar sua essência divina perfeita. O que fazer então?
A natureza é perfeita, envia uma pandemia para mexer profundamente em sentimentos, valores, crenças. Escancara as fragilidades e igualdades humanas. Independente de classe social, credo, etnia, todos igualmente, temem o elemento invisível e ameaçador da vida.
Aquele que tem o despertamento interior e age com aceitação ativa, de forma disciplinada, sem rebeldia, tem mais possibilidades de passar por esta vivência, adquirindo crescimento moral-espiritual.
Torna-se “o novo homem”. O homem que fará a diferença no novo natural da vida. Temos certeza que o amanhã da humanidade será com valores humanitários sólidos e pautados na ética, na moral, nos fundamentos que os grandes homens da humanidade, como Jesus, aqui vieram para nos ensinar, dando seu exemplo de amor.
Tudo está como deve ser. Tenhamos confiança, alimentemos nossa fé, nossa esperança. O estágio de desenvolvimento em que nos encontramos nos leva a viver transformações ainda pela dor. Confiemos e façamos nossa parte, num futuro próximo todas as transformações serão através do amor. Só depende de nós humanidade.
Deus, pai amoroso, justo e infinitamente bom, sabe o que faz.