Por Alan Caldas (Editor)
Dois Irmãos é uma cidade com muitas mulheres grandiosas que se fizeram por elas mesmas. E se você pensar numa mulher assim, batalhadora, determinada e destemida em Dois Irmãos, estará também pensando na Quiropraxista Perla Motta Goulart.
Pioneira na profissão de Quiropraxia na cidade, quando a maioria nem sabia o que exatamente era isso, Perla é uma pessoa extremamente suave mas tem uma personalidade arrojada. Quem a vê assim, tão delicada e calma, não sabe que ela gosta de esportes radicais. Já saltou de paraquedas, por exemplo, e igualmente voou de asa delta e parapente.
Não é apenas nas horas de lazer que a Perla demonstrou sua coragem e ousadia nesses anos todos que está entre nós. Sua vida de mãe e profissional lhe exigiu sempre muito empenho. E foi só com grande força que ela conseguiu conciliar a maternidade, os estudos e a vida profissional.
Perla foi mãe aos 17 anos. E só quem é mãe tão cedo deve saber o que isso significa. Mas com o pequenino Wiley Goulart Kunrath no colo, Perla percebeu que deveria seguir seu destino, deveria buscar conhecimentos e aprimoramentos que a tornariam a hoje conhecida e respeitada profissional em sua clínica de Quiropraxia, Acupuntura e Ozonioterapia.
Vida familiar e pessoal
Perla nasceu em Cacique Double, às 17h do dia 26 de abril de 1977. Filha de Rosa Maria Motta Goulart e de Joaquim Nunes Goulart, ela teve apenas dois irmãos. Um mais novo que ela, Giovani Antônio Motta Goulart, e um mais velho, Joel Lopes.
O pai, que ficou conhecido pelo apelido de “Tio Joaquim” e que é um homem histórico no nativismo gaúcho em Dois Irmãos, atualmente está aposentado, mas foi policial e professor de música. A mãe também é aposentada e trabalhava como costureira.
Muito ligada a família, Perla diz se sentir muito triste por não ter conhecido o avô paterno, Antônio Firmino Goulart, que era agricultor. E sente, igualmente, grande saudade da avó Evência Maria Nunes Goulart, na casa de quem ia dormir todas as noites, entre seus 10 e 13 anos de idade, para lhe fazer companhia.
O convívio com a avó lhe marcou muito. E ela recorda tristemente o dia em que a vó partiu. Perla tinha 16 anos e estava em viagem, e quando chegou de volta a avó já havia sido enterrada. Por parte de pai, Perla teve 1 tio, Oracílio, e 4 tias: Edite, Albertina, Iolanda e Maria.
Perla teve como avô materno o agricultor Sebastião da Motta, que faleceu quando ela tinha apenas 5 anos. Sua avó materna, Nelci Pinto de Lima, já é falecida também, era agricultora e trabalhava também em uma casa de família como babá. Perla lembra que mesmo morando longe, em São José do Ouro, a avó Nelci era bem presente e unida com suas filhas. Os avós tiveram seis filhos.
A infância foi marcada por dias alegres. Gostava de subir em árvores, brincar de casinha, pular corda, gostava de acampar, pescar e nadar no açude com seu pai e também de andar a cavalo.
Desde cedo Perla gostava de participar de atividades em CTGs. Começou a dançar em um grupo de dança tradicionalista aos 13 anos, Grupo de Arte Nativa Pampa e Querência, onde o pai era gaiteiro. E, em vista disso, mais tarde chegou a trabalhar com grupos gauchescos em escolas de dança.
Por ter casado cedo, aos 17 anos, Perla não frequentou outras festas. Ainda com 17 anos teve o único filho, Wiley Goulart Kunrath, que hoje está com 29 anos e trabalha com marketing digital e como músico.
Atualmente divorciada, Perla continua sua paixão por dança, aliada ao paisagismo e pintura em tela. Também gosta de tocar violão e canta no coral União, de Estância Velha, além de integrar o Lions Clube de Dois Irmãos.
Outro hobby dela é viajar. Já fez alguns cruzeiros e seus destinos favoritos foram Chile, Alemanha, França e Portugal.
Estudo e trabalho
Perla cursou Magistério em Sapiranga e depois de sete anos começou a cursar a faculdade de Quiropraxia, na Feevale. Fez pós-graduação em Quiropraxia Esportiva, no Chile. Fez pós-graduação em Saúde do Trabalhador e pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa. Além disso, fez a faculdade de Pedagogia e uma especialização em Ozonioterapia. E, igualmente, completou outra pós-graduação, desta vez em Neurociência. E segue estudando, pois em seus planos está agora fazer Mestrado.
Perla começou a trabalhar cedo. Aos 14 anos se empregou na Loja Ouro Preto, em Dois Irmãos. Depois trabalhou na empresa Calçados Travêsso, por um ano. A seguir, foi trabalhar na FADI. Posteriormente, no Jornal Dois Irmãos, na creche Criança Feliz e, então, passou no concurso público para a prefeitura de Dois Irmãos. A seguir, e incentivada pelos pais, Perla reconheceu seu destino e foi fazer faculdade de Quiropraxia. Se formou em 2008 e finalmente passou a atuar na área de saúde.
A profissão era recente e inicialmente Perla sublocava uma sala de um profissional de fisioterapia na cidade. O início das atividades foi mais difícil porque a profissão era nova e ela precisou trabalhar muito na divulgação sobre os fins da Quiropraxia, que é uma área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e ossos, por intermédio de um conjunto de técnicas realizadas com as mãos por um profissional devidamente capacitado e regulamentado. Mas competente que era e dedicadíssima à saúde de cada paciente, logo foi ganhando nome. E após quatro anos abriu sua própria clínica de Quiropraxia, Acupuntura e Ozonioterapia realizando, assim, um sonho que tinha desde que iniciou a faculdade. O esforço e dedicação valeu a pena, porque hoje Perla recebe em Dois Irmãos pacientes de várias cidades e é indiscutivelmente uma das profissionais mais respeitadas em toda a região.
PERLA MOTTA GOULART
Quiropraxista – Clínica de Quiropraxia, Acupuntura e Ozonioterapia
Mãe de: Wiley Goulart Kunrath
Filha de: Joaquim Nunes Goulart e Rosa Maria Motta Goulart
Neta de: Antônio Firmino Goulart e Evência Maria Nunes Goulart, e de Sebastião da Motta e Nelci Pinto de Lima