Pe. Diego Soares* / Comunidade Católica – Paróquia São Miguel
É sabido de todos nós que o Carnaval se aproxima. É o primeiro feriado prolongado do ano, é o verdadeiro começo de ano para nós, afinal, dizem que no Brasil “o ano só começa depois do Carnaval”, mas, o que mais inicia por esses dias?
Com a quarta-feira seguinte a essa data popular, temos a Quarta-feira de Cinzas, celebração que dá início ao tempo quaresmal, e para que ela não nos tome de surpresa, gostaríamos de destacar alguns pontos importantes da empreitada que abraçaremos semana que vem.
Primeiro é importante lembrar que para nós católicos é um dia de bonita celebração litúrgica e que nos chama ao jejum e à abstinência. Isso significa que é bom dedicarmos tempo para Deus com a celebração das cinzas com a voz do Padre a nos dizer “convertei-vos e crede no Evangelho” e dia de ter refeições mais ponderadas e abrindo mão de carne.
Segundo, nesse dia iniciamos nossas penitências quaresmais. Queremos, bem como Cristo nos 40 dias no deserto, nos unir à sua oferta de amor por nós. Alicerçados no tripé ORAÇÃO – PENITÊNCIA – CARIDADE vamos de maneira mais intensa imitá-lo. Portanto, nessa semana que antecede a santa celebração, nos preparemos e, diante de Deus, definamos propósitos concreto para cada uma das pontas do tripé.
Para a oração, por exemplo, viria bem a oração do terço, a oração em família, a assiduidade à missa dominical. Na penitência não só fazer aquilo que custa, como comer algo que não gosta, mas abrir mão daquilo que se é apegado, como internet, redes sociais, doces, lanches fora de hora, etc. E tudo isso deve nos levar à caridade: aquilo que eu rezei e que abri mão ao longo dos dias quaresmais devem se transformar em auxílio para aqueles que mais precisam.
É dessa forma que a Igreja, Mãe e Mestre, ensina seus filhos a bem viverem esse Tempo Novo que é a Quaresma. Tudo isso com uma única finalidade: Vida Nova em Cristo. Ele mesmo disse que era necessário morrer para viver, por isso abraçar a cruz quaresmal para aguardar com ansiedade a sua Ressurreição.
Não deixe que a celebração de cinzas chegue de surpresa. Prepare desde já a casa do seu coração.
* Diretor Espiritual do Seminário Maria Auxiliadora