Por Alan Caldas (Editor)
Dona Leony e “pé de valsa” e adora dançar. Aprendeu com os pais, dançando em casa, e dali partiu para os bailes de Kerb. Hoje ela dança no grupo de bolão e durante as viagens. E é tão boa no salão que durante um Concurso de Danças em 2019 ela tirou o 1° lugar.
Sempre atenciosa, sempre sorridente e comunicativa. Assim é Leony Fleck, a Flequinha, uma mulher encantadora que com 84 anos de idade se mantém jovem e ativa tanto em casa quanto nos negócios, e sempre dá atenção a quem se aproxima dela.
Não é apenas em sua loja, onde trabalha diariamente, que Leony mantém o dinamismo. Em casa também. Ela é quem faz toda a limpeza, pois tem saúde e disposição.
Ficou viúva e os filhos cresceram. O ninho ficou vazio. E algumas noites a solidão tenta entrar em seu coração e lhe vêm a ideia de que está só. Mas logo ela reage a esse pensamento e conclui que isso não é verdade. “Sei que Deus sempre está ao meu lado”, diz ela, “e isso me mantém com o pensamento positivo e alegre”.
Além disso a Flequinha se distrai com seus diversos passatempos. Ela gosta de jogar bolão, de fazer caminhada, plantar flores e cuidar da horta. Ela também sempre lê jornal, assiste televisão e adora viajar. Aliás ela já fez muitas viagens e não esquece da primeira, que foi para o Rio de Janeiro. Depois daquela vieram muitas outras para diversos estados brasileiros e alguns destinos internacionais, inclusive em viagem de cruzeiros.
Os aniversários da Flequinha são famosos em Dois Irmãos. É uma festa, sempre. E assim foi quando alegre, comunicativa e esbanjando saúde, dona Leony celebrou seu aniversário de 80 anos com uma grande festa na Sociedade Atiradores, onde reuniu toda sua família e muitos amigos em 2019.
A vida tem o doce e o amargo, e com o olhar cheio de lembrança Leony confessa que enfrentou uma enorme tristeza quando seu marido faleceu. Ela é uma pessoa de família e quando perdeu seus irmãos ela igualmente enfrentou momentos difíceis. “Sinto muita saudade de todos eles”, diz ela.
Leony faz parte de uma valorosa parcela da população dois-irmonense. Aos 20 anos de idade, por exemplo, ela foi um dos que votou “sim” no plebiscito que emancipou Dois Irmãos, em 10 de setembro de 1959.
Vida familiar e pessoal
Leony nasceu em 26 de agosto de 1939. Filha de Anita Schneider e Willy Ellwanger, ela teve sete irmãos: Ilga, Paulo, Diva, Armando, Izolde, Marlene e Ferdinando. Também teve os irmãos Lauro e Remi, que faleceram ainda crianças, e o irmão mais velho, que nasceu morto.
Seu pai, Willy Ellwanger, era dentista e sócio da Calçados Ellwanger. Ele faleceu aos 80 anos, mesma idade que sua mãe, Anita Schneider, que era agricultora e dona de casa.
Todos os avós de Leony eram agricultores. O avô paterno, Júlio Ellwanger, faleceu com 80 anos, e a avó Ernestina Lemmertz faleceu por volta dos 70 anos.
Ela não conheceu os avós maternos, Ferdinand Schneider e Elizabeth Schuck Schneider, que faleceram quando sua mãe ainda era muito jovem.
Leony casou com Arnildo Fleck na Igreja Evangélica de Dois Irmãos, no dia 4 de fevereiro de 1960. Era um dia muito bonito, lembra ela, assim como foram os anos dessa união, interrompida quando seu marido faleceu precocemente aos 51 anos, vítima de um ataque cardíaco. Até hoje ela sente muita saudade de seu parceiro de vida.
Eles se conheceram na rua, em uma troca de olhares. E logo Arnildo, que era de Araricá e trabalhava como calçadista, foi falar para um primo de Leony que havia se interessado por ela. Então ele foi na casa dela e pediu autorização de namoro para seus pais.
O casal teve quatro filhos. Marlisa, que trabalha como vendedora na loja de Leony, Guisela, que é dona de casa, Adroaldo, que é dono de companhia de exportação, e Dirceu, que trabalhava na Prefeitura e está aposentado.
Leony tem quatro netos, Marcelo, Lucas, Maurício e Julia, e dois bisnetos, Cecília e Benício, filhos de Marcelo. E, como toda boa avó, ela confessa que tem um ponto fraco: não consegue dizer não aos netos e bisnetos.
De família evangélica, Leony lembra da tradição familiar de fazer festas de batismo e outras festas, como de confirmação e casamento.
Quando criança, gostava de brincar de vendas no armazém com seus primos, mas eles não a deixavam vender. A brincadeira infantil já demonstrava o dom de Leony para vendas. Vender foi algo que ela sempre gostou e foi assim que, no futuro ela abriu sua própria loja, onde se tornou a pessoa admirada e querida que conversa e aconselha os clientes.
Estudo e trabalho
Aos 5 anos idade Leony chorava pedindo para ir para a escola. Queria ir com sua irmã Ilga, que já estudava. Os pais a matricularam no Grupo Escolar.
Aos 13 anos ela começou a trabalhar na fábrica de calçados em que seu pai era sócio, e ali inicialmente lhe cabia limpar e encaixotar os sapatos.
Depois, passou a costurar calçados em casa e também a ajudar o pai no consultório dentário.
Quando se casou, Leony começou a pensar na possibilidade de ter seu próprio empreendimento. Como era ativa e muito bem relacionada, ela começou a comprar roupas e vender em casa e também na rua. A iniciativa deu certo e então, junto com seu cunhado Theofilo Koch e seu sobrinho Leonardo Koch, abriram a loja Fleck & Koch Companhia Limitada, no dia 6 de maio de 1978. Posteriormente os dois sócios saíram e ela continuou como única dona, modificando o nome da loja para Leony Fleck Cia Ltda.
A loja de roupas Leony Fleck é um dos comércios mais antigos de Dois Irmãos e há quase 45 anos está no mesmo local, na Avenida São Miguel, no centro da cidade. Além de vestuário, o local também comercializa o Trilegal. “É um jogo que possibilita muitos momentos de satisfação”, diz Leony, “e fico muito feliz quando um cliente nosso ganha no sorteio”.
Alegre, gentil, carinhosa com todos e sempre muito ativa, assim é dona Leony Fleck, uma mulher histórica no comércio e comunidade de Dois Irmãos.
*
LEONY FLECK
Viúva de: Arnildo Fleck
Mãe de: Marlisa, Guisla, Adroaldo e Dirceu
Avó de: Marcelo, Lucas, Maurício e Julia
Bisavó de: Cecília e Benício
Filha de: Villy Ellwanger e Anita Schneider
Neta de: Júlio Ellwanger e Ernestina Lemmetz, e de Ferdinand Schneider e Elizabeth Schuck Schneider