
Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
A vida é um permanente plantio e colheita. Hoje colhemos o nosso ontem e estamos plantando nosso amanhã. E assim vai sucessivamente. Mesmo que pareça repetição, estas palavras são muito verdadeiras. Precisamos estar cientes da responsabilidade que temos conosco, com nossa saúde física, mental e espiritual. É importante aprender a administrar bem nossas emoções.
Os desafios, se aceitos e vividos com consciência e responsabilidade, nos farão crescer internamente. Os problemas não diminuem com nossa não aceitação e rebeldia, a vida segue seu ritmo. Quando eles parecem menores é porque nós crescemos. Este é o ponto, buscar um fortalecimento emocional/espiritual para crescermos frente ao problema. Quando estamos na nossa busca interior, só a misericórdia de Deus pode nos transformar em pessoas melhores para vencer toda adversidade deste mundo. Prova está nas experiências que estamos vivendo com a pandemia. Por mais que a pessoa se auto nomine ateu, frente ao desafio e temor, ela lembra de Deus. É natural, está na essência do ser a marca divina, independente do credo que se professa.
Fundamental que tenhamos calma, fé, resignação, muita disciplina, pois afinal queremos viver e viver bem com saúde. Cabe a nós os cuidados necessários. Estes cuidados são de ordem material, mas também, e muito emocional/espiritual. Vemos que não temos o controle sobre as leis do universo, atualmente identificamos nossa pequenez frente a um elemento invisível, o vírus. Vamos nos transformar em nosso próprio jardineiro, fazendo a limpeza em nosso jardim interior, porque assim estaremos evitando o crescimento das ervas daninhas – medo, insegurança, ansiedade, revolta, indisciplina – que possam nos desequilibrar e contaminar nossas emoções.
Manter a calma é uma escolha inteligente. Lembremos que as soluções estão nas mãos de Deus, não existe o acaso. O melhor caminho é a permanência na paz, a ação responsável e consciente e o alimento sempre da fé em nossos corações. O planeta está num grande processo de transformação, é o caminho natural do progresso. Nós estamos inseridos neste contexto e como temos hábitos milenares que são difíceis de nos libertarmos, sofremos muito.
O poeta indiano Rabindranath Tagore, no livro Estesia, psicografado pelo médium Divaldo Franco, poetizando sobre mudança do ser, nos diz: “Estão desfeitas todas as ilusões de adulto sonhador. O teu rosto de realidade iluminou os recantos sombrios onde eu guardava as ambições impensadas. Com a tua claridade vi que se diluíam as imagens de névoa que adornavam o meu altar de encantamentos. Esvazia-se a taça dos meus desejos, porém me plenifico com a paz que de ti se irradia e já não anelo pois mais nada, exceto seguir ao teu lado.” A mudança opera o lado mágico da transformação interior, um caminho novo que nos faz sempre crescer!