Por Alan Caldas (Editor)
De todas as tarefas humanas, sem dúvida a de conquistar a harmonia é a mais difícil. Seja no trabalho. Seja nas amizades. Seja no relacionamento.
Ter harmonia é viver a vida por completo. Mas é raríssimo chegar até onde ela nos abre a porta. A maioria nunca chegará. Olhe ao redor. Conclua você se há muitas pessoas harmoniosas por aí.
Mas veja que tristeza: me impressiona a facilidade com que permitimos a nós mesmos matar a harmonia que a duríssimas penas conseguimos conquistar.
Ter harmonia nesta vida é quase impossível. Mas a culpa não é da harmonia. É nossa. Somos cheios de dúvidas e cheios de luxúria, somos egoístas, medrosos e vaidosos, e tudo isso bloqueia o nosso acesso à harmonia.
Porém um certo dia você acorda e se dá conta de que conquistou a harmonia. Pagou caríssimo, mas conquistou. Abriu mão de liberdades, mas conquistou.
Então você se ilumina e percebe que está vivendo em harmonia. E a harmonia é generosa, ela devolve tudo que cobrou. E devolve de maneira fabulosa, porque ela tem um efeito colateral intrínseco nela que a obriga a crescer, a se expandir e a se multiplicar.
Assim, quando você conquista a harmonia num setor da sua vida, você e a harmonia se tornam um. E aí, seja qual for o setor em que você conquistou a harmonia, esse setor vai se expandir, vai crescer e vai lançar ondas de harmonia para todos os demais setores da sua vida.
É lindo isso. E quando ocorre, você do nada verá tudo começando a ficar mais leve, mais querido, suave, intenso e tudo ao redor começa a ficar “um com você” em todos os setores da sua vida.
É magnífico o efeito dela em nós. Mas tem algo assustador na harmonia. É que ela é frágil. Quebra fácil. E ao quebrar ela se transmuta e se transforma em dor.
Vivendo por tantos anos, percebi que sempre que alguém conquista a harmonia e fica feliz, “algo”, seja um pensar ou um agir, vai aparecer para estragar aquilo tudo. E então, sem que você perceba, esse “algo em você” fará você mesmo conspirar contra a harmonia que conquistou. Conspirar contra a felicidade que acompanha a harmonia que você conquistou.
Me impressiona isso. É tão raro conquistar a harmonia. É tão trabalhoso abrir a porta da harmonia. Mas, ao mesmo tempo, curiosamente quando você chegou lá e está feliz, harmoniosamente feliz, feliz com quem lhe acompanha, tão feliz que é como se seu corpo ficasse iluminado, que algo vem para ir contra tudo isso de tão bom e prazeroso que você vive porque vive em harmonia.
Esse algo destrutivo vem do nada e vem de você. Aparece de forma estranha e como que induz a fazer de tudo para desiquilibrar esse harmonioso bem-estar que foi conquistado.
Não sei de onde vem isso. Sei que a maioria não percebe a tentação destrutiva à qual a harmonia é submetida.
Sei que é justo quando se conquista a harmonia, que vem de nós mesmos assim, do nada, vem das trevas dos nosso abismo íntimo um sentimento maléfico e destrutivo da harmonia. E se ele não for detido, destruirá toda a harmonia que você conquistou. Então, não jogue com a tentação. Afaste-se dela.
A harmonia é frágil. Para mantê-la é preciso você se manter “em ordem” com ela diariamente. A harmonia não existe “amanhã”. Ela é só hoje. Só no “agora”. Só neste momento.
A harmonia é a única chance que nós, humanos, temos de experimentar viver em um tempo-atemporal. E é por isso que quando está em harmonia você se sente ao mesmo tempo adulto, jovem, adolescente e criança.
E uma conclusão se impõe: Não se consegue conquistar a harmonia várias vezes na vida. Ela é dose única.
Por isso temos de ficar alerta. Se você a conquistou, cuide dela. Acaricie. Cubra de atenção. Sufoque seu Ego e cerque-a com toda segurança que tiver. Aponte todos os seus mísseis de inteligência sentimental para tudo e todos que colocarem essa harmonia em risco.
Sabe por que?
Porque se você a perder, NUNCA MAIS construirá outra.
Harmonia vem numa dose só.
Se você a tem, proteja ela.
Se ela partir é claro que você continuará vivendo. Mas jamais será esse Ser lindo e especial que a harmonia conseguiu fazer você ser neste momento.
Observe a você mesmo. Olhe-se. E se perceber que “algo” em você está tentando quebrar a harmonia, reaja! E destrua isso. Retorne à harmonia imediatamente, pois na partida dela, a vítima SEM DÚVIDA SERÁ VOCÊ.