Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Frente aos acerbos desafios da vida, dores, sofrimentos, perdas, os corações aflitos e desesperançados questionam a bondade e misericórdia divina. Onde a justiça quando desencarna um pai ou mãe deixando ao desamparo filhos pequenos? Deus não viu o pequenino ou o jovem, desabrochando para as belezas da vida, sendo acometido por doenças destruidoras ainda sem cura pela ciência? Onde a justiça divina quando morre o bom e fica o mau? São perguntas que não calam nas mentes que ainda não conhecem ou não abriram seus corações às leis perfeitas de Deus.
Parece contraditório, mas a justiça e misericórdia divina está na própria vida, na oportunidade que recebemos de reencarnar e recomeçar... O Livro dos Espíritos nos comentários de Allan Kardec à resposta 171 esclarece: Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova.
Viver dá trabalho, mas este trabalho da vida é o que nos leva ao crescimento, à evolução. É indispensável querer, ter a boa vontade e atitude de buscar respostas na vida do dia a dia. Não estamos na existência à passeio, ao contrário do que muitos pensam. Sobre este tema nos fala a mentora Joana de Angelis no livro Espírito e Vida. Trazemos seus ensinos colocando parte do texto do referido livro, falando sobre os desafios da vida:
“Vale de lágrimas”! - exclamam corações em tormento.
“Região de trevas e desespero”! - propõem sofredores de diversos matizes.
“Oásis de gozo” - afirmam os doentes do prazer.
“Recanto de delícias” - esclarecem os fornicadores da loucura.
“Colônia de alegrias ao alcance da sagacidade” - expõem cerebrações enrijecidas no mal.
“Punição, viver” - bradam uns.
“Vivamos e gozemos” - proclamam outros.
“Viver é pagar alto tributo à vida” - gritam alguns revoltados.
“Viver é aproveitar o favor da oportunidade” - repitam os desassisados.
A Terra é abençoado educandário onde se formam valores e se afirmam expressões superiores para a Vida. Atados à conceituação deficitária da unicidade da experiência carnal para o espírito, os discípulos de tal escola contemplam, estarrecidos, a dor, formulando hipóteses cruéis, nas quais mentalizam a Justiça Divina através dos recursos mesquinhos da arbitrariedade humana...
Alimentar em nossos corações a esperança e a fé, buscar respostas aos questionamentos, olhar para o próprio interior procurando levar luz e eliminar as sombras dos medos e do egoísmo, este é nosso dever de filhos de Deus. O mínimo que precisamos fazer como gratidão pela oportunidade da vida, é viver buscando colocar no nosso dia a dia os ensinos sublimes do Mestre Nazareno. Vamos tentar viver as leis perfeitas de Deus exercitando o amor, justiça e caridade. Assim nossas vidas têm sentido e estaremos cumprindo nosso dever de evoluir sempre, essa é a Lei Maior.
COMUNICADO
O Centro Espírita Em Busca da Luz fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer. Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente à pandemia da Covid-19, realizamos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.