Pa. Cláudia P. S. Pacheco / Paróquia Evangélica de Dois Irmãos - IECLB
A vida é preciosa, bem mais do que o dinheiro. Contudo, me ocorreu pensar na moeda como exemplo para falar da vida ao me deparar com as Senhas Diárias para esta quinta-feira.
Esse exemplo me veio à mente simplesmente porque a moeda tem dois lados. A vida também tem, no mínimo dois lados para ser considerado. O apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 1.5: “Assim como tomamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele, participamos da sua grande ajuda”. A fé em Cristo nos torna sensíveis e nos compromete a ponto de não nos isentarmos de sofrimentos e perseguições ao defender a vida. Mas, ao mesmo tempo a fé cristã nos faz participar da grande ajuda de Deus, por nos colocar em paz com aquilo que fazemos. E isso nos dá forças e nos sustenta.
Tudo o que afeta a vida pode ser olhado, percebido e refletido a partir de mais de uma perspectiva ou lado como é uma simples moeda. Tudo o que nos afeta traz algo com o qual podemos aprender ou desprender. Algo que decidimos acolher em nossa bagagem e algo que decidimos não levar na nossa bagagem. A pessoa cristã considera que a sua única e preciosa vida está sujeita a sofrimentos e superações e tudo o que lhe acontece vem de Deus. Até os sofrimentos são vistos pelo olhar da fé como sinal de amadurecimento, de aceitação da finitude, de ressurreição e de esperança.
Enfim, para a pessoa que crê “todas as coisas cooperam para o bem”, afirma Romanos 8.28. Sabedoria é dar graças por tudo o que nos acontece, contudo nem sempre conseguimos alcançá-la. Que o Senhor nos ensine a bem viver os nossos dias.