Pa. Cláudia P. S. Pacheco / Paróquia Evangélica de Dois Irmãos - IECLB
“Deem graças em todas as circunstâncias,
pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
1 Tessalonicenses 5.18
Agradecer as boas coisas é fácil! Difícil é conseguir agradecer em tempos não tão bons, é realmente um desafio precioso para o ser humano. Trago essa reflexão porque um tempo oportuno se aproxima para a nossa Comunidade Evangélica, o tempo de Ação de Graças pela Colheita. Em nossa tradição evangélica de confissão luterana, costumamos reservar um dia por ano para expressar, de modo simbólico, a nossa gratidão à Deus. O Culto de Ação de Graças pela Colheita quer ser essa expressão do nosso coletivo. Mas, o que colhemos nestes últimos tempos? Precisamos verdadeiramente pensar a fim de selecionar um símbolo ou um valor para colocar diante do altar.
Hoje, escolhendo feijão para preparar o almoço, me pus a observar. Estou aqui selecionando feijões que irão alimentar minha família. Separo os galhos, as pedras, os torrõezinhos de terra, os grãos estragados que vieram junto com os grãos bons. Quanta coisa não se aproveita e pesa num pacote de feijão! Na hora que compramos é impossível separar. Vem tudo junto! Mas, depois com calma, selecionamos, limpamos e como é lindo ver o feijão prontinho que vai à mesa para nos alimentar. Alimento é coisa sagrada. Passamos por tempos muito difíceis que limitam a nossa visão dos bons grãos. Quanta coisa veio no pacote destes tempos! Leva mesmo tempo para discernir e perceber os grãos da gratidão. E por isso considerei, como é bom ter um espaço e um momento para meditar, para refletir sobre tudo o que nos aconteceu e agradecer aquilo que nos alimentou, aquilo que nos sustentou. E o mais interessante é perceber que o símbolo escolhido por nós, para expressão da nossa gratidão, irá também para uma mesa, feito o feijão prontinho. Nosso altar é uma mesa. Lugar de alimento. Lugar de gratidão à Deus que alimenta a nossa vida e que sustenta a nossa esperança.
No sábado à tarde, o templo da Comunidade Evangélica estará aberto, das 13h até às 17h, para que os seus membros expressem a gratidão livremente e de modo pessoal! O culto será no domingo, mas nem todas as pessoas poderão participar. Seguimos os protocolos de prevenção a Covid-19, com cuidado e amor à vida. Então, um tempo a mais será oferecido para quem desejar levar a sua oração e gratidão! Você, também é bem-vindo, bem-vinda! Gratidão é expressão que ultrapassa fronteiras.