Rev. Laercio Knaak Roloff – Comunidade Luterana (IELB)
Assim diz o Salmista Davi:
“No meu desespero, longe do meu lar, eu te chamo pedindo ajuda.” (SI 61.2)
Segundo dados oficiais, existiam no ano de 2019 no mundo cerca de 71 milhões de refugiados, e no Brasil cerca de 12 mil. São pessoas que estão fora do seu país de origem devido à perseguição por questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social específico ou opinião política e que não têm proteção em sua terra natal.
Hoje estamos refugiados dentro dos nossos lares, longe da escola, trabalho, igreja e lazer, por causa de doenças que causam morte, preocupação e medo. No Salmo 61 Davi também está longe de casa e ora a Deus dizendo: “No meu desespero, longe do meu lar, eu te chamo pedindo ajuda” (SI 61.2 - BLH). Ele pede que Deus o coloque em segurança e mostra a sua confiança no Senhor quando diz que Deus é o seu forte defensor contra os seus inimigos. Eu outra versão da Bíblia está assim: “Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. Leva-me para a rocha que é alta demais para mim” (NAA).
A Palavra diz que, quando nascemos, somos todos como refugiados, em casa, ou longe de casa e sem segurança e proteção, pois viemos ao mundo separados de Deus e expostos à morte física e eterna. Mas, por que, não é por causa de raça, nacionalidade, situação social, econômica ou política. Estamos longe de casa (o Céu) e sem proteção por causa de uma doença, que já nasce com a gente, chamada pecado. A Bíblia diz que “todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23), ou seja, por causa do pecado não podemos nos aproximar do Deus verdadeiro e da pátria celestial, onde ele quer que estejamos.
Assim como hoje não podemos nos aproximar das pessoas por causa de doenças ou vírus, assim também o pecado nos afastou de Deus. Mas o pecado tem solução, Cristo. O seu sofrimento e morte na Cruz, foi para nos perdoar e limpar de todo o pecado. Deus mesmo resolve o nosso problema, pois “pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Rm 3.24). Quem conhece e crê em Jesus recebe dele de graça o perdão dos pecados e o livramento da morte, entrando assim no povo de Deus e recebendo um lugar debaixo das suas asas, como diz Davi.
Você talvez precise ficar refugiado em casa, ou em algum outro lugar talvez longe de casa, podes clamar a Deus de onde que você esteja, ele vai estar contigo, consolando, apoiando, ajudando e salvando, pois Ele é o nosso Refúgio. Mas você também pode deixar de ser um refugiado e ser mais um morador da pátria celestial, já aqui neste mundo e também depois desta vida. Por causa de Jesus, há lugar para todos no reino de amor do Pai. (Adaptado / Site https://www.horaluterana.org.br/)