Por Alan Caldas (De Ancara – Turquia)
A Turquia ocupa o 19° lugar entre as economias mundiais. Sua fonte de renda vem da indústria em primeiro, da agricultura em segundo e do turismo, que está crescendo no país. Na indústria se destaca o setor automobilístico. A Turquia é um dos maiores produtores mundiais de automóveis. Outra indústria igualmente importante aqui é a têxtil.
Hoje, porém, quero me referir aos frutos secos. Andando por Ancara vemos muitas lojas vendendo frutas secas. São lojas lindas. Lojas refinadas. Os produtos são extremamente bem expostos. São manuseados com luvas. Finamente acondicionados. Ali tudo é visivelmente para encantar o cliente. É tudo sofisticado nessas lojas de frutas secas. Os ambientes estão muito bem Iluminados e coloridos. Os vendedores demonstram profissionalismo além da média. Seguem sendo sempre discretos e muito gentis, como são todas as pessoas por aqui. Mas têm um algo a mais. São show, mesmo, essas lojas.
Fiquei pensando:
– Por que será que eles têm tantas lojas assim, tão finas, para venda de frutos secos?
Eles são excelentes em chás. Isso já se sabe. Os turcos adoram chá. Tomam em média 10 xícaras de chá por dia, cada um deles. Chá é a agua deles. E seus chás são diferenciados em aroma, gosto e sobretudo em quantidade. Eles têm chá aqui de coisas que nem se imagina que exista.
Agora, porém, eles acharam um outro veio, e estão produzindo quantidades e qualidades incríveis de frutos secos. A agricultura sempre foi importante na economia dos turcos. Não é à toa que eles têm 23 milhões de hectares plantados. O país exporta 18 bilhões de dólares anualmente de produtos saídos da terra. Exporta trigo, especialmente. Mas são as frutas secas que a Turquia exporta que estão, agora, ganhando nome mundial. São elas, as frutas secas da Turquia, que estão a caminho de se tornar uma grife mundial deste país.
A exportação de frutas secas é o setor diferenciado da agricultura turca e ela está andando muito rápido. No ano passado, esse setor ultrapassou pela primeira vez a barreira do 1 bilhão e 500 milhões de dólares exportados. Foi um aumento de 12 por cento, em relação ao ano anterior. E dados oficiais do governo informam que, para este ano, a tendência é de ir além e seguir crescendo ano a ano.
Os frutos secos mais exportados atualmente pela Turquia são os figos secos, os damascos secos e as passas. Nesses três não tem para ninguém, a Turquia é líder mundial. Depois desses três, o fruto seco mais vendido pela Turquia foi o pistache, seguido por amêndoas, pinhões, grão de bico torrado, maçãs secas e ameixas secas.
O que se aprende com esse crescimento de venda de frutas secas pela Turquia? Se aprende que os frutos secos são a agricultura com valor agregado. Não é mais só agricultura. É agricultura acompanhada da manipulação industrial do produto que se tira da terra. É produção agrícola com upgrade, com manufatura e industrialização do produto. E isso significa venda mais cara e mais rentável do que a venda simplesmente do produto in natura que se tira da terra.
É por isso que governo e agricultores estão fazendo essa força enorme para produzir mais e melhores frutos secos aqui na Turquia. Eles querem que esse produto se torne uma marca turca no mundo, uma grife mundial capitaneada por eles. Isso vai agregar valor naquilo que o agricultor turco produz. E vai melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no setor agrícola.