Editor Alan Caldas (Da Turquia)
O mercado mundial de sabonete e sabão é bilionário. O maior exportador é a Alemanha. Depois vem EUA. Então China. No ranking dos 15 maiores exportadores de sabão, a Turquia ocupa o nono lugar. E fatura 400 milhões de dólares por ano.
Mas a Turquia está de olho é em ter o 1° lugar como produtor de sabonete artesanal. E para isso se vale das suas vastas plantações de azeitonas. Os turcos sabem que quem dominar o mercado de sabonete artesanal conquistará uma grife internacional. Venderá produto com valor agregado e terá mundialmente o apelo de vender um produto ecologicamente correto e feito por mãos humanas e não por máquinas. O óleo de oliva é espetacular para a saponificação. Com ele se produz sabonete de alta qualidade, perfeito para a pele e inclusive requisitado esteticamente.
Na cidade de Karahayt, aqui ao lado de Pamukale, conheci e conversei com o empresário Mehmet. Ele é produtor artesanal. Sua loja vende 90 tipos diferentes de sabonete artesanais e feitos com produtos da terra aqui da Turquia. Dos 90 tipos de sabonete natural que ele vende, 45 é ele mesmo que produz. De todos, o mais procurado é o sabonete a base de azeitona. Esse sabonete, informa ele, limpa a pele sem remover os óleos naturais. Além disso é hipoalergênico e a ninguém causa alergia. Também alivia sintomas de eczema e de psoríase.
Tem hidroxitirosol, que é um antioxidante encontrado apenas no azeite de oliva e que possui efeito reconhecidamente anti-inflamatório. Esse benefício proporciona a esse sabonete ser usado para aliviar queimadura solar e erupções cutâneas. Ele também não é gorduroso, portanto não obstrui os poros, o que ajuda muito a quem tem acne.
Todos esses benefícios estão, agora, sendo divulgados e aprimorados. E o governo do presidente Erdogan está subsidiando a produção artesanal de pequenos produtores. Com isso, a Turquia pretende galgar o primeiro lugar no mundo em produção e venda de sabonete artesanal feito à base de azeitonas.