Por Alan Caldas (Editor)
Durante milênios o ser humano não se preocupou com a saúde tanto quanto se preocupa agora. É que hoje se sabe que se envelhece como se vive, pois todo efeito vem de uma causa. Então, para se ter um futuro sadio é preciso cuidados diários com o corpo e mente. E é justo nesse setor que atua a nossa biografada de hoje, Rosa Maria Alles Kunst: o setor de saúde, mas da saúde que vem da natureza. É uma área que tem tido expansão rápida e enorme importância na economia. E, nela, como demais, se vê a fundamental participação das mulheres empreendedoras.
Rosa Maria Alles nasceu em Dois Irmãos, no dia 17 de outubro de 1976, no Hospital São José. Filha de Dulce Alles e Egon Alles ela tem três irmãos: José Claudemir Alles, Luís Leonardo Alles e Tiago Alles.
A vida de Rosa foi sempre ligada a família. Por parte de pai ela tem duas tias e quatro tios: Guertha Renner, Otília Alles, Selvino Alles, Norberto Alles, Erico Alles e Thelmo Alles. Pelo lado materno, teve apenas o tio Adélcio Haubert. O avô, Arno Haubert, estava com 88 quando faleceu, em 2010. Já a avó, Lucinda Haubert, é inspiradora, pois tem 96 anos de idade e está firme, forte e super lúcida.
A vida de Rosa foi praticamente toda em Santa Maria do Herval. E foi uma vida linda. Quando criança, ela gostava de brincar de casinha, andar de bicicleta, escorregar os barrancos e andar de carrinhos de lomba com suas primas e com a amiguinha Cleusa, filha da senhora que trabalhava em sua casa. Como toda vida familiar, Rosa também ajudava a mãe nos serviços em casa e a cuidar do irmão mais novo, Tiago.
O mundo em que Rosa cresceu tinha seus conceitos e cuidados, especialmente para com as moças. Em vista disso, Rosa não saiu muito na juventude. E quando ia aos bailes ela precisava sempre estar acompanhada pelos pais ou então pelo irmão mais velho, Claudemir.
Filha de família tradicional, os pais tinham olhos atentos sobre ela. E eram rígidos. Isso a fazia se sentir protegida. Mas namorar, nem pensar. Os pais sabiam que o que se cuida progride, e estavam sempre muito atentos aos movimentos da filha.
Os namoricos de Rosa, os flertes, só começaram mesmo quando ela entrou no Segundo Grau escolar, que é o Ensino Médio de hoje. Mas seu coração estava como que reservado. E quando ela encontrou Guilherme Rafael Kunst algo em seu íntimo lhe disse que ali estava o seu destino.
A família de Rosa aceitou o rapaz. E ela se casou com ele porque sabia que ele era o grande amor da sua vida. O casamento foi um acontecimento na comunidade, e foi celebrado com alegria e júbilo, sob os aplausos da família, na igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Maria do Herval. Foi no dia 11 de março de 2006 e Rosa ainda se encanta ao lembrar daquele momento, que ocorreu em um dia bonito e agradável.
Como fruto do casamento, o casal tem uma filha, a Letícia, atualmente com 14 anos. E os três levam uma vida feliz. Guilherme é natural de Novo Hamburgo e é empresário, é proprietário de uma destacada mecânica em Santa Maria do Herval.
Trabalho intenso e lazer
A vida na empresa lhe toma muito tempo, porque o mercado é cada dia mais complexo e concorrido. Mas nas poucas horas de folga que tem ela se dedica ao seu passatempo preferido, que é a leitura. Ela gosta de livros de vários gêneros, em especial os de autoajuda, que segundo ela lhe permitem entender melhor a mente humana. Seu escritor favorito é Dale Carnegie, o autor da obra “Como evitar preocupações e começar a viver”, que é o livro preferido de Rosa.
Rosa também tem feito viagens. Entre os destinos que adorou está Orlando, na Flórida, Estados Unidos, onde ela foi em 2019 para conhecer o mundo mágico da Disney. Foi uma viagem especial, lembra ela, pois comemorava ao mesmo tempo o aniversário da filha Letícia e o Dia das Mães. Rosa também viajou para Punta Cana, na República Dominicana, em 2012, e para Cancun, no México, em 2015.
Vida e empreendedorismo
Rosa foi sempre empreendedora. Desde cedo queria ter o próprio dinheiro e seu primeiro trabalho foi dentro de casa, mesmo, como governanta. Ela foi contratada pelo pai e recebia um salário para cuidar da casa e manter tudo em ordem.
Quando chegou na idade de trabalhar fora, Rosa foi para o Frigorífico Boa Vista do Herval. Começou como recepcionista e saiu como responsável pelo Departamento de Pessoal. Mas, durante todo o tempo em que lá trabalhou, a ideia de ter seu próprio negócio nunca a abandonou. Enquanto trabalhava, Rosa ficava pensando em ter sua empresa. Mas qual negócio abrir, ela se perguntava.
A vida sempre nos mostra o caminho. E uma coisa era certa: ela sempre gostou de tudo que era relacionado à saúde e, por consequência, a beleza. Rosa sempre acreditou que as pessoas precisam cuidar do corpo e da saúde, principalmente, pois sem saúde não existe felicidade. Analisando isso, ela começou a pensar que esse deveria ser o caminho a seguir, caso viesse a empreender. Além disso, ela percebia que esse segmento de saúde vinha se mostrando promissor como mercado.
Sempre muito ligada a família, que foi sempre sua melhor conselheira, Rosa conversou e se aconselhou longamente com o marido. Guilherme é empresário experiente e tem visão para negócios. Juntos, foram analisando cada setor e estudando as possibilidades de franquias que apareciam nessa área de saúde.
Por fim, e após diversas avaliações, pensamentos e debates sobre qual tipo de empresa abrir, fez-se a luz.
Foi assim que, em 2016, Rosa se demitiu do Frigorífico e decidiu finalmente abrir sua própria loja. Surgia então a Mais Natural, uma loja de produtos naturais que hoje é um grande sucesso.
O início, como todo início, foi difícil. Rosa não tinha capital de giro e precisava trabalhar intensamente todos os dias para se manter. Teve dias bons e dias ruins. Mas é sabido que mar calmo não gera um bom capitão, e foi enfrentando e superando dificuldades que ela inaugurou e fez crescer a empresa que hoje é destaque regional no setor em que atua.
Rosa mantêm uma empresa comercial que auxilia a comunidade a melhorar a saúde e a ampliar a qualidade de vida. E isso não é apenas o seu negócio comercial. É a sua vida. Rosa acredita que alimentar-se saudavelmente e praticar exercícios é fundamental para uma vida alegre.
*
ROSA MARIA ALLES KUNST
Empresária – Loja Mais Natural
Esposa de Guilherme Rafael Kunst
Mãe de Letícia Alles Kunst
Filha de Egon Alles e Dulce Alles
Neta de Arno Haubert e Lucinda Haubert, e de Léo Alles e Ema Catarina Alles