Rev. Laercio Knaak Roloff – Comunidade Luterana (IELB)
Fica difícil falar de trabalho em dias que vemos tantas pessoas perdendo o seu emprego por fábricas que fecham e quando estamos num futuro incerto. Trabalho bem feito é aquele que é realizado com dedicação e por quem ama aquilo que faz. Quando amo o que faço, me dedico à tarefa. O resultado é uma obra-prima. Seja o trabalho em casa, seja o trabalho na empresa ou na educação dos filhos. A dedicação movida pelo amor leva a um resultado excelente.
O capítulo 10 do Evangelho de João (Evangelho do próximo domingo) nos fala de uma obra-prima, de um trabalho feito com dedicação por alguém que ama o que faz. Jesus se autointitula o “Bom Pastor”. Como Pastor de suas ovelhas, ele conta como realiza este trabalho: confortando as que estão desanimadas, curando as enfermas, alimentando as famintas e buscando as perdidas. Sua vida demonstrou que ele realmente assumiu esta função de “Bom Pastor”. Finalmente, o trabalho “mais radical” também foi realizado: ele deu sua própria vida por suas ovelhas, por você, por mim. Seu sacrifício tinha por finalidade nos tirar de uma situação mais do que desesperadora, de condenação. Com sua morte, ele conseguiu o perdão e a reconciliação com Deus, trouxe a misericórdia do Pai, paz e segurança ao nosso coração. Com sua ressurreição, ele garantiu uma vida perfeita e eterna com ele no céu.
Tanta dedicação foi movida por seu profundo e imenso amor por nós. E o resultado não poderia ser mais perfeito: Deus aceitou tudo isso em favor de nós. Por isso, toda a nossa atividade, não importa qual seja, será feita espelhada neste exemplo de Jesus: com dedicação, com amor, para que o nosso Pai Celestial seja glorificado e honrado. Quando vemos a situação difícil que estamos vivendo, confiemos no amor de Deus que ele estará conosco em todas as situações. Ele já demostrou o seu amor e cuidado para com o seu povo em momentos difíceis e também estará conosco sempre.
Que Deus abençoe o nosso trabalho, os afazeres, nossas vidas, famílias, a todos.