Por Alan Caldas (De Antalya - Turquia)
Do mar, porém, se a leitora e o leitor não se incomodam, escreverei logo depois. Nesta reportagem, se me permitem, quero me referir especificamente ao Centro Histórico de Antalya. É chamado de kaleiçi. E é a atração central da área urbana da cidade de Antalya. Erguido em priscas Eras, ele foi todo restaurado e por isso recebeu o cobiçado prêmio “Golden Apple Tourism”, a Maçã Dourada do Turismo.
O Centro Histórico é enorme. E nele se entra por vários pontos de Antalya, mas principalmente pelo Portão de Adriano, o Imperador romano que esteve aqui no ano 130. Os turistas entram nas dezenas de ruelas do Centro Histórico e ficam zonzos com tantas ofertas de produtos. Vende-se de tudo. Vai de sedas finas às ferrarias pesadas. Compramos uma faca feita a mão, aço alemão e com fio tão perfeito que dá para fazer a barba, veja nas fotos. Este Centro Histórico é também o paraíso das grifes e marcas famosas. Mas não se iluda, são cópias, por óbvio. Tem ruas estreitas e calçadas com pedras de diversos formatos. A maioria bem bonitas e com chão “de estrelas”, bem brilhante. É repleto de antigas casas otomanas, construções gregas e turcas, tudo agora transformado em restaurantes, cafés, bares, lojas e discotecas.
Há muitas lojas de roupa, tapetes e doces turco. E um sem-fim de casas que vendem chás. Chá tem até do que nem se imagina que se possa fazer chá. Provamos um novo. É de eucalipto forte e contém outras 10 especiarias. Foi recém lançado e o dono da loja ofertou de forma tão gentil que simplesmente é impossível recusar sem parecer grosseiro. Provamos. E, meeeeu Deus, é magnífico. É também um descongestionante incrível. Abre tudo. E tem sabor celestial. Dos deuses, como dizem alguns. É óbvio que vamos levar ao Brasil.
O chá é uma instituição na Turquia, como você já sabe. Aliás, é o chá e o sorriso tímido e amigável. Essas são dos turcos as duas características que melhor expressam esta inigualavelmente agradável sociedade turca que a nós e a todos encanta o tempo todo. Outras atrações no centro histórico de Antalya são o Parque Karaalioglu. E sua marina repleta de barcos.
Destaque especial para as várias mesquitas que cercam e integram o Centro Histórico. São monumentos geniais da refinada arquitetura islâmica. Para visitá-las, você sabe, tire sapatos e, se mulher, cubra a cabeça. Cinco vezes por dia, começando as 04h30, as Mesquitas nos brindam com o canto do Corão. É lindo. Uma lembrança da presença do amor de Deus, aqui chamado de Alláh.