Por Alan Caldas – Editor
No último dia 7, o querido casal dois-irmonense Egon Lauro e Waleria comemoraram algo raro nos dias atuais: as Bodas de Diamante.
Eles completaram 60 anos de casamento feliz. É uma data incrível. Desejada por muitos. Mas alcançada por poucos. Parabéns!
A história deles esteve sempre ligada a Dois Irmãos. Seu Egon Lauro Berlitz nasceu em 15 de agosto de 1942, aqui na cidade, no bairro Travessão. E foi aqui, também, que ele encontrou o amor da sua vida, quando conheceu dona Waleria Berlitz. Apaixonados e querendo constituir família, eles se casaram numa data muito importante para o país, o dia 7 de setembro de 1963. Era um sábado e dia da Independência do Brasil, e o casal escolheu essa data porque havia irmãos que moravam fora e sendo nesse dia os familiares todos poderiam vir.
A celebração foi um acontecimento. E ocorreu na Igreja Católica que era, então, um templo religioso e que hoje é o Espaço Cultural Antiga Matriz. O celebrante foi o padre Valentim Weschenfelder.
O casal nasceu e viveu toda sua vida em Dois Irmãos. Seu Egon Lauro e dona Waleria eram agricultores. Possuíam 19 hectares de terra no Travessão Rübenich e ali plantavam e cultivavam de tudo, criando, levando uma vida rural. E foi ali que tiveram seus três filhos. O primeiro filho foi Sérgio Valdir Bertliz, que nasceu em 1965 e que, infelizmente, aos 7 anos e meio de vida veio a falecer de tétano, o que trouxe um imenso sofrimento para todos os familiares. A segunda filha foi Marcia Regina Berlitz Blume, hoje com 54 anos, e a terceira foi Adelaide Maria Stoffel, atualmente com 52 anos.
As filhas deram 3 netos ao casal, a Mélany, a Mariele e o Vinícius. E deram, também, recentemente, o bisneto Benício, um garoto lindo e amoroso, que é o xodó do seu Egon Lauro e da dona Waleria.
Parabéns a esse casal que é a história viva da nossa cidade de Dois Irmãos. Que Deus os mantenha cada vez mais amigos e com saúde, para que possam seguir dando a todos um exemplo de núcleo familiar forte e feliz.