Pa. Cláudia P. S. Pacheco – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB
Em 2024, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB, celebra com gratidão os 200 anos de presença luterana no Brasil.
O dia 3 de maio de 1824 é a data da chegada de imigrantes europeus em Nova Friburgo/RJ e marca também a fundação da “primeira” comunidade evangélica de confissão luterana no país. O primeiro ofício realizado nesta comunidade foi o sepultamento do pequeno Peter Leopold, filho do Pastor Sauerbronn com a sua esposa Charlotte Wilhelmine Kühlenthal. A criança nasceu no dia 17.11.1823 no navio que fazia a travessia da Europa para o Brasil. A mãe faleceu no dia seguinte e foi sepultada em alto mar. O pequeno Peter veio a falecer em terra firme e foi sepultado no dia 13.05.1824. Estes dois sepultamentos não puderam ser acolhidos pelo badalar dos sinos.
Sinos badalam para expressar solidariedade na dor. Mas também para convidar ao louvor e gratidão. A comunidade de Nova Friburgo/RJ, badalará os sinos por 1h, a partir das 18h do dia 3 de maio, e convidou a todas as comunidades da IECLB a se unirem neste gesto. A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Miguel em Dois Irmãos, decidiu aderir a esse movimento de solidariedade histórica e de gratidão pelos 200 anos de presença luterana no Brasil, badalando os sinos das suas 7 comunidades, nesta sexta-feira, às 18h. Vocês ouvirão 20 badaladas dos sinos de nossas comunidades em Dois Irmãos, Morro Reuter, Walachai, Picada Verão, Fazenda Padre Eterno, Padre Eterno Baixo e Boa Vista do Herval. Estas badaladas serão a expressão da nossa gratidão por estarmos vivendo e servindo a Deus neste país, compartilhando a vida, a fé, o amor e a solidariedade.
As badaladas também conclamam a todos para a Campanha de Oração e Solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Salmo 46.1). Você também poderá apoiar as vítimas das enchentes via Chave Pix: solidaria@ieclb.org.br.
A “segunda” comunidade evangélica de confissão luterana no Brasil, teve a sua fundação em 25 de julho de 1824, em São Leopoldo. A história de nossas comunidades deriva da chegada dos imigrantes nesta região.
Foto: Marcio A. Blume
Fonte: https://www.luterano.org.br/convite-para-badalar-os-sinos-no-dia-03-de-maio-de-2024/