Alan Caldas (De Antalya - Turquia)
Saímos de Konya e viemos para Antalya, no Sul da Turquia. É uma cidade praiana, banhada pela água quente e de delirante cor azul-turquesa do Mediterrâneo. A cidade foi construída sobre falésias coloridas. E em razão disso é possível presenciar fenômenos como um rio jogando-se ao mar em cachoeira lindíssima.
A paisagem é deslumbrante. Tanto a do mar, com o hipnótico azul-turquesa da água, quanto a visão das montanhas de Taurus, que correm ao longo do mar Mediterrâneo e abraçam Antalya. Em muitas delas vê-se o gelo eterno cobrindo seu topo. A cidade tem 800 mil habitantes. É capital da região e é climaticamente um paraíso. A chamam de Riviera Turca, pois disputa palmo a palmo em beleza com a Cote D’azur, a Costa azul francesa.
Seu clima é magnífico por várias razões. Uma delas é que a cidade está protegida pelas montanhas Taurus, as imensas elevações que lançam-se a 2 ou 3 mil metros de altura e impedem que chegue à costa de Antalya o vento frio que sopra lá do Norte gelado. Essa geografia lhe proporciona um verão quente e seco, permite o aquecimento da água do mar e amplia a agradável brisa que sopra do Mediterrâneo. A cidade é abençoada com 300 dias de sol por ano. Hoje, por exemplo, é primavera, teremos entre 19 e 26°C. O termômetro seguirá subindo e no auge do verão, lá por julho e agosto, chegará aos 40 °C. E isso é óbvio que “dá praia”.
As mais famosas de Antalya são Lara e Konyaalti, que os europeus adoram pelo sol, pelas pedrinhas e pela água do Mediterrâneo que aqui chega a 28°C. Para quem vive lá no gelado Norte isso é um ofurô natural e a céu aberto. E os europeus se atiram na água. Clima bom, sol, praias lindas, água quentinha e a inigualável gentileza turca é uma receita perfeita para turismo. E o povo vem, fazendo os euros tilintar no caixa dos hotéis, restaurantes, cafeterias e nas milhares de lojas do diversificado comércio de Antalya.
Turista só quer praia e festa, mas é importante saber como vivem as demais pessoas. Noutra ponta da geração de renda está a agricultura. É super fértil todo o vale desta região de 1 milhão de habitantes do qual Antalya é a capital. Sua agricultura é desenvolvida e nada menos que 360 mil hectares são cultivados nesta área. Agricolamente eles se destacam pelo cultivo de banana, cultura na qual são responsáveis por 44% da produção na Turquia. E um detalhe que nos impressionou: eles fazem grande parte dessa produção através de plasticultura.
Nunca tínhamos visto tanta bananeira plantada dentro de galpões de plástico. É incrível. Reparamos centenas desses enormes barracões de plástico com silhuetas de “árvores” dentro. Então paramos para espiar e era banana. Banana? Kkk... Banana. Sou urbano. Nunca tinha visto isso. Nem achava possível. Mas é. Banana é o principal produto agrícola deles. E cultivado nessas gigantescas construções de plástico. Fiquei boquiaberto. Fui pesquisar e descobri que 42% da área agrícola em estufa da Turquia está localizada aqui na província de Antalya. Só podia.
Eles produzem, ainda, nas férteis terras deste vale, em plasticultura ou não, citrinos variados com destaque para a laranja e limão siciliano, tomates, romã, cogumelo, beringela, alfarroba, abacate, pimenta, pepino, algodão e flores. Veja nas fotos o tamanho do rabanete, é de assustar. Tudo isso e mais o cultivo das oliveiras, que eles industrializam e transformam no delicioso e aromático azeite de oliva extra virgem turco, que é tão requisitado e cultuado na badalada dieta mediterrânea.