
Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” Estas belas palavras que alguns atribuem a Fernando Pessoa, grande poeta português, outros, na internet, dizem pertencer a Fernando Teixeira de Andrade, poeta brasileiro, retratam poeticamente o momento de “travessia” por que passa a humanidade.
Estamos todos numa jornada heroica, cada um no seu segmento de vida, no trabalho, na família, no enfrentamento do vírus, nos hospitais, na clausura das casas, no abandono do morador de rua, seja onde for, temos que seguir firmes na caminhada.
Sabemos que não é uma trajetória fácil, mas deve ser percorrida por todos. Alguns entes queridos ficam pelo caminho, cumprindo sua etapa na Terra e desencarnam, outros passam por situações altamente dolorosas, fisicamente com dores e, talvez, até, sequelas físicas. Temos também os acontecimentos sociais e econômicos que a todos atinge e, com certeza, teremos a clareza das consequências num futuro próximo.
Como diz o poeta acima “é o tempo da mudança, é o tempo da travessia”, temos que percorrer e todos sairemos diferentes. Cicatrizes ficarão, sejam elas físicas, morais ou espirituais, e teremos que lidar com elas da melhor forma, pois a vida continua.
Onde buscarmos forças para este enfrentamento? Na fé e na esperança com certeza. Dizemos isto trazendo o exemplo do neuropsiquiatra austríaco, criador da logoterapia, Viktor Frankl (nascido em 26/03/1905, desencarnado em 02/09/1997). Ele sobreviveu a um campo de concentração nazista, perdeu todos os familiares, usou seu conhecimento de psicologia para observar e auxiliar seus companheiros de jornada. Documentou Frankl que só sobreviveu aquelas atrocidades, a pessoa que tinha em seu coração fé e esperança, dando um sentido à vida apesar dos sofrimentos acerbos.
A prece, grande ferramenta que nos conecta com o Divino, nos traz conforto, esperança e oportuniza a nosso Mentor Espiritual a nos intuir, nos encorajar e seguir a jornada heroica da vida, apesar das feridas.
Confiemos, tudo passa e estamos sempre amparados.