Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
A humanidade, exceção feita ao meio científico que previa a possibilidade de algum acontecimento global, com certeza, não conseguiria imaginar o grande desafio por que passa neste momento.
Pensar em isolamento social, impossibilidade de visitar familiares, passar por riscos de saúde quando reunir seres queridos para um almoço de domingo, pessoas andarem na rua mascaradas, sem chance. Tudo isto nem em pesadelo, mas, esta é nossa realidade atual e para toda a população do planeta.
Estamos vivenciando emoções e sentimentos diversos, insegurança, medo, revolta, raiva, introspecção, observação criteriosa de situações e acontecimentos, e, para alguns, revisão de valores. Sim, existem pontos positivos a considerar, e são vários. Reclusas, as pessoas convivem mais com familiares, tentam organizar seus espaços, fazendo aquilo que ficava para depois, meditam, fazem a própria refeição, veem ser possível viver com menos consumismo e tantos outros exemplos.
Tem um ponto importante a considerar, a revisão de valores que aqui poderíamos chamar revisão de hábitos. Segundo o Espírito Emmanuel, sob a psicografia do médium Chico Xavier, no livro Pensamento e vida, ensina: “O hábito é uma esteira de reflexos mentais acumulados, operando indução à rotina. Herdeiros de milênios, gastos na recapitulação de muitas experiências análogas entre si, vivemos até agora, quase que à maneira de embarcações ao gosto da correnteza, no rio de hábitos aos quais nos ajustamos sem resistência”.
Com a ajuda destes amigos espirituais que querem o nosso bem, podemos entender o porquê de tantas emoções e sentimentos conturbados. Ninguém quer abrir mão de seus hábitos, sua rotina, a liberdade de ir e vir. Para a mudança de hábitos, torna-se necessário uma tomada de consciência, uma revisão de valores. Este processo leva tempo e pede vontade, a pessoa precisa querer mudar. Num primeiro momento, até acontecer a adaptação, mudança gera sofrimento. Especialmente quando imposta como na pandemia.
Considerando que não temos os cordéis divinos para “marionetar” a vida a nosso bel-prazer, nos rebelamos e em consequência sofremos. Falta-nos disciplina, aceitação ativa e principalmente fé racional.
Acreditar em um Ser Superior, bom e justo, que só quer nosso bem, nos dá esperança, força para buscarmos a mudança de hábitos, de paradigmas. Só desta forma nos sentiremos mais seguros, reconfortados para seguir em frente, aceitando os limites e acatando as regras indispensáveis à saúde e segurança nossa e de nossos entes queridos.
Tenhamos um mínimo de fé no amanhã, mesmo que está fé seja do tamanho de um grão de mostarda, como nos ensinou nosso Mestre Jesus.
*
COMUNICADO
O Centro Espírita Em Busca da Luz, que fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer, está com suas atividades suspensas desde 19 de março em razão da pandemia de Covid-19 A Casa permanecerá fechada até futura mudança nas diretrizes dos órgãos competentes.
Fazemos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.